Brasil Política

14/09/2020 | domtotal.com

Presidente do STF, Luiz Fux é diagnosticado com o novo coronavírus

Ministro foi empossado no cargo na semana passada e manterá isolamento por 10 dias

O ministro acredita que foi infectado em reunião familiar
O ministro acredita que foi infectado em reunião familiar (Marcelo Camargo/ABr)

O ministro Luiz Fux, que tomou posse como presidente do Supremo Tribunal (STF) na semana passada, testou positivo para Covid-19. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (14) pela assessoria da Corte. Fux é o primeiro integrante do Tribunal a contrair a doença.

O ministro buscou atendimento médico no Rio de Janeiro após apresentar aumento de temperatura corporal e foi diagnosticado com o novo coronavírus. "A suspeita é de que possa ter contraído o novo coronavírus em almoço de confraternização familiar no último sábado", diz o serviço de comunicação do STF.

Segundo informou o Tribunal, Fux ministro seguirá os protocolos de saúde e ficará em isolamento pelos próximos 10 dias. Em princípio, o ministro continuará trabalhando e pretende conduzir sua sessão primeira ordinária no Plenário, marcada para a próxima quarta-feira (16). O STF tem realizado julgamentos por videoconferência desde o início da pandemia.

Na semana passada, em seu discurso de posse na Presidência do STF, disse que sua gestão será focada na proteção dos direitos humanos e do meio ambiente, garantia da segurança jurídica, combate à corrupção e incentivo à digitalização do acesso ao Judiciário. Fux também criticou a judicialização da política e disse uma de suas metas será reduzir a intervenção precoce do Judiciário nessas questões.

“Tanto quanto possível, os poderes Legislativo e Executivo devem resolver interna corporis seus próprios conflitos e arcar com as consequências políticas de suas próprias decisões. Imbuído dessa premissa, conclamo os agentes políticos e os atores do sistema de Justiça aqui presentes para darmos um basta na judicialização vulgar e epidêmica de temas e conflitos em que a decisão política deva reinar”, disse.


Agência Estado/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!