Religião

21/09/2020 | domtotal.com

Pastoral Universitária promove defesa dos Direitos Humanos

Dialogando fé e vida, PUC-Rio promove conferências gratuitas sobre DH a partir de várias áreas do saber

Semana de Direitos Humanos concede certificado de horas complementares
Semana de Direitos Humanos concede certificado de horas complementares (PUC-Rio)

Carlos César Barbosa,SJ

Em tempos de crise e de violação de direitos, faz-se necessário mostrar o papel importante que os Direitos Humanos têm na garantia das necessidades básicas para uma vida digna a todos. Com a proposta de dialogar fé e vida a partir dessa temática urgente, a Pastoral Anchieta, pastoral universitária da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-Rio), promove sua 3ª Semana de Direitos Humanos, de 21 a 25 de setembro.

A semana consiste em evento acadêmico e cultural, que tem o intuito de contribuir na formação universitária. Ela busca trazer reflexões sobre temas importantes que "fomentem à efetivação dos Direitos Humanos na sociedade", afirmam os representantes da pastoral. Para eles, falar de Direitos Humanos implica em tratar de direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de sua etnia, religião, gênero ou qualquer outra condição; lembrar que eles incluem o direito à vida, à liberdade, ao trabalho, à educação, à saúde entre tantos outros; consiste em não esquecer que todos merecem estes direitos, sem discriminação.

Já há alguns anos, a Pastoral Anchieta, tem colocado os Direitos Humanos em ação, não apenas como mais um objeto de estudo, mas como um conhecimento aplicado visando torna-los modo de vida habitual e possível.  Ciente de que o tema é polêmico e sujeito a debates constantes, muitas vezes polarizados, a organização se dispôs corajosamente a defende-lo.

"Não resta dúvidas de que abordá-los [os Direitos Humanos] e assumi-los a partir da universidade – mais ainda, a partir de uma pastoral universitária – é um bom começo para se sonhar com uma universidade e uma educação cada vez melhores, almejando, com isso, uma sociedade e um mundo também cada vez melhores, além de contribuir para um maior esclarecimento a respeito do que de fato, eles consistem. Se a universidade é por excelência o lugar da pergunta, do diálogo e da reflexão, a pastoral nela inserida deve também sê-lo" afirma padre Abel de Souza, jesuíta que coordena a pastoral da instituição.

A terceira edição do evento tem como tema "Vida para Todos". As discussões estão em consonância com a Campanha da Fraternidade, organizada anualmente pela Igreja Católica e que discutiu este ano os cuidados para com a vida. Segundo Patrícia Gabrig, analista de comunicação da Pastoral Anchieta e uma das organizadoras da semana, "a intenção é que, a partir deste tema, se fale sobre tudo o que pode garantir uma vida digna, abordando temas que permeiam essas garantias: comunicação, desigualdade social e outros assuntos, tendo no horizonte o direito à vida para todos e todas sem distinção".

Por conta da pandemia, a Semana de Direitos Humanos acontecerá toda online e será transmitida integralmente pelas redes sociais da pastoral.  Apesar do formato digital, o evento conta com um amplo envolvimento dos alunos em sua preparação e execução. As conferências contarão ainda com convidados das mais diversas áreas: direito, teologia, espiritualidade, ciências sociais e comunicação. A participação é aberta a estudantes de qualquer instituição de ensino, não só da PUC. Os que se inscreverem e participarem das lives ainda poderão contar com um certificado de horas complementares.

Através de seus diversos projetos, a pastoral da PUC-Rio tem por bússola a promoção de valores éticos, humanos e cristãos na juventude universitária. Ela entende que "formar bons profissionais, bons cidadãos e cristãos implica em formar seres humanos comprometidos com a sociedade, com os valores éticos, com o bem comum, e, sobretudo, comprometidos com os Direitos Humanos".

Para ver a programação e se inscrever na 3ª Semana de Direitos Humanos, basta acessar o site da  Pastoral Universitária da PUC-Rio.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!