Cultura

24/09/2020 | domtotal.com

A fumaceira e os cabelos vermelhos

A linda mulher de cabelos vermelhos não era minha e nunca me deu bola

No meio da fumaceira do Mato Grosso, ela seguia frequentando cachoeiras que amava
No meio da fumaceira do Mato Grosso, ela seguia frequentando cachoeiras que amava (Unsplash/Nyana Stoica)

Ricardo Soares*

Não eram calças vermelhas, como na canção Vapor barato, mas cabelos vermelhos que chegavam sempre antes de ti naquela nuvem de boa radiação das mulheres que sabem "causar".  E  você chegava causando com decotes ou palavras de largo escalão para afrontar as moçoilas bem postas e mal pensantes.

Por ser mulher de um conhecido, nunca lhe lancei olhares maiores e nem gulosos e muito menos atrevidos, mas sempre achei que o tal conhecido não lhe merecia e não merecia os seus decotes, os seus cheiros, as suas palavras e os seus cabelos vermelhos.

Se eu dissesse que alimentei por ti uma paixão platônica seria um baita exagero, mas sempre me perguntava onde estivestes durante os dias que eu precisava de algo assim. Afinal você chegou e passou muito tarde na minha vida cheia de turbulências e mal entendidos e imagino que a essa altura fica difícil me apaixonar de novo. Muito menos por uma linda mulher de cabelos vermelhos que não é minha e nunca me deu bola.

Essa divagação, quase adolescente, ao redor de uma mulher de enormes cabelos vermelhos tem um motivo direto e reto. No meio da fumaceira do Mato Grosso, ela seguia frequentando cachoeiras que amava. Não trocava programa nenhum por um banho de cachoeira, onde invocava suas deusas particulares e limpava suas energias. E aí, com fumaça e tudo, seguiu como sempre a trilha de sua cachoeira preferida. Mas aí veio o céu de fumaça e você falseou o pé no caminho de pedras lisas. Despencou do alto da cachoeira e teve morte súbita e indolor. Dizem que seu viúvo pouco chorou, mas eu sigo aqui velando suas lembranças e arrependido por não ter lhe lascado um beijo na boca numa festa onde você se embebedou. É certo que seus cabelos vermelhos não perderão a cor nas novas cachoeiras do paraíso onde você irá mergulhar.

*Ricardo Soares é escritor e jornalista . Publicou 9 livros , o mais recente "Devo a eles um romance" disponível no site da editorapenalux.com.br



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!