Mundo

24/09/2020 | domtotal.com

Para evitar estereótipos raciais, marca de arroz Uncle Ben's terá novo nome

Marca passa a ser chamada de Ben's Original e não terá mais o logotipo com um senhor afro-americano, com vendas previstas a partir de 2021

Mars anuncia mudança de nome e logo de sua famosa marca de arroz Uncle Ben's, acusada de transmitir estereótipos sobre minoria negra nos EUA
Mars anuncia mudança de nome e logo de sua famosa marca de arroz Uncle Ben's, acusada de transmitir estereótipos sobre minoria negra nos EUA (Eva Hambach/AFP)

Após vários meses de reflexão, o gigante do setor alimentício Mars anunciou a mudança de nome e logotipo de sua famosa marca de arroz Uncle Ben's, para evitar transmitir estereótipos sobre a minoria negra nos Estados Unidos.

O grupo já havia admitido, em junho passado, em meio aos multitudinários protestos contra o racismo e a brutalidade policial para com os negros, que havia "chegado o momento de uma evolução na marca Uncle Ben's, incluindo a figura que a identifica".

Mars optou, assim, por mudar o nome da marca para Ben's Original e abandonar o logotipo com o rosto de um senhor afro-americano. A imagem "poderia" evocar os escravos das plantações de arroz do sul segregacionista.

"Nas últimas semanas, ouvimos milhares de consumidores, nossos próprios funcionários e outras partes afetadas em todo mundo", afirmou a presidente da Mars, Fiona Dawson, em um comunicado divulgado nessa quarta (23). "Compreendemos as desigualdades associadas ao nome e à imagem da marca anterior", acrescentou.

Os pacotes com o novo nome e logo estarão nas lojas em 2021. Além disso, a Mars pretende financiar programas de apoio às comunidades negras de Greenville, no Mississippi, o estado do sul dos Estados Unidos onde se produz o arroz Ben's Original há mais de 40 anos.

A Mars não é a única empresa a abandonar logos e nomes considerados insultantes. A Pepsico decidiu mudar a marca Aunt Jemima e seu logo com a imagem de uma mulher negra que adorna frascos de xarope de bordo e misturas para panquecas, presente nas prateleiras americanas por mais de 130 anos.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!