Religião

26/09/2020 | domtotal.com

Escultura de artista polonês transforma João Paulo II um espécie de 'super-homem'

Obra é uma resposta artística à outra escultura que criticava antigo papa

Escultura do artista Jerzy Kalina, que representa João Paulo II levantando um grande meteorito, na entrada do Museu Nacional de Varsóvia
Escultura do artista Jerzy Kalina, que representa João Paulo II levantando um grande meteorito, na entrada do Museu Nacional de Varsóvia (Janek Skarznski/AFP)

Uma escultura incomum, que representa o papa João Paulo II levantando um grande meteorito, foi apresentada nesta quinta-feira (24) em Varsóvia. A obra é uma resposta artística à criação do italiano Maurizio Cattelan, que mostrava o antigo papa sucumbindo sob um bloco de rocha.

A escultura de Jerzy Kalina, colocada na entrada do Museu Nacional, é intitulada Fonte envenenada e mostra o papa polonês em meio a uma fonte de água manchada de vermelho, como o sangue, carregando uma rocha sobre a cabeça.

"Para Kalina, João Paulo II não é um velho indefeso esmagado por um meteorito, mas um titã dotado de uma força sobre-humana", indicou o museu em seu site.

A escultura imediatamente provocou piadas e inúmeros comentários online que a veem principalmente como um reflexo da posição ultracatólica assumida pelo governo populista polonês.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!