Religião

25/09/2020 | domtotal.com

Relíquia de São João Paulo II é roubada

Ampola continha gotas de sangue do papa Wojtyla, que era venerado em catedral italiana

Relicário com o sangue de João Paulo II (E). Cardeal Dziwisz e dom Boccardo (D)
Relicário com o sangue de João Paulo II (E). Cardeal Dziwisz e dom Boccardo (D) (Vatican Media)

A relíquia de São João Paulo II foi roubada, nesta quarta-feira (23), na Catedral de Spoleto, situada na região da Úmbria, na Itália.

O arcebispo de Spoleto-Norcia, dom Renato Boccardo, fez um apelo para que a relíquia ex sanguine de São João Paulo II seja restituída. Era conservada e venerada na Capela do Crucifixo da catedral de Spoleto. "Na hora de fechar a igreja, a sacristã percebeu que a relíquia tinha sido roubada", ressalta um comunicado da arquidiocese.

A Cúria Arquiepiscopal chamou imediatamente a Polícia Militar de Spoleto, que está fazendo as investigações, visualizando também as imagens do sistema de videovigilância. Assim que soube da notícia, dom Boccardo manifestou consternação e pesar por este gesto sacrílego, interpretando os sentimentos dos fiéis que mantêm viva a memória e têm grande devoção ao papa Wojtyla.

Um gesto imprudente

Numa videomensagem, o prelado define o roubo "como um ato grave que fere a sensibilidade e a devoção de muitas pessoas". "Espero que seja um ato de superficialidade, não com a intenção de ofender a sensibilidade dos fiéis", disse ele. "Também espero que este ato imprudente não tenha sido feito com fins lucrativos", ressaltou.

A relíquia de São João Paulo II roubada é uma ampola com gotas de sangue colocada num relicário dourado. Foi doada à Igreja de Spoleto-Norcia em 28 de setembro de 2016 pelo arcebispo emérito de Cracóvia, cardeal Stanislaw Dziwisz. A relíquia deveria ser transferida para a nova igreja de São Nicolau, em Spoleto, dedicada ao papa polonês, cuja consagração está prevista para 22 de outubro próximo.


Vatican News



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias