Religião

05/10/2020 | domtotal.com

Sínodo da Amazônia completa um ano e Repam oferece roteiro celebrativo

Material se inspira no documento final do evento, na exortação 'Querida Amazônia' e nos mártires da região

Roteiro celebrativo do sínodo é disponibilizado gratuitamente
Roteiro celebrativo do sínodo é disponibilizado gratuitamente (Repam)

Completa-se um ano do início do Sínodo para Amazônia nesta segunda-feira (5). O evento, convocado pelo papa Francisco e transcorrido no Vaticano, tratou de temas da Igreja e de questões sociais e ambientais dos nove países com territórios amazônidas: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela e Suriname. Em vista disso, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) organizou roteiros celebrativos.

O seguimento brasileira da entidade reuniu uma equipe que preparou o material para as comunidades, paróquias e grupos cristãos e católicos do país. São 4 roteiros construídos a partir das conversões apontadas no Documento Final e dos sonhos do papa Francisco presentes na exortação Querida Amazônia e um roteiro para celebrar os mártires da Amazônia. Eles foram disponibilizados para download gratuitamente.

O Sínodo para a Amazônia congregou 250 participantes. Dos 185 padres sinodoais, 68 eram bispos da parte brasileira. Além dos prelados, padres e freiras dessa região, estudiosos, pessoas ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU) e membros dos escritórios do Vaticano se fizeram presentes.

O papa Francisco disse à época que o sínodo é filho da Laudato sí, sua encíclica que fala do cuidado com a criação e a casa comum. Essa reunião foi uma resposta do pontífice à realidade da Pan-Amazônia. De acordo com Francisco, o objetivo principal desta convocação foi "identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno".

O documento final do sínodo foi aprovado por quase unanimidade, constando 120 parágrafos organizados em cinco capítulos. O  texto pede uma conversão que tem diferentes significados: integral, pastoral, cultural, ecológico e sinodal. Em 12 de fevereiro deste ano, o papa Francisco lançou  a Querida Amazônia, uma exortação apostólica pós-sinodal. Focalizando a região essa região sulamericana, a carta do santo padre é dirigida "ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade", expressando seus quatro sonhos para o bioma.


CNBB/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias