Mundo

04/11/2020 | domtotal.com

Indefinição da disputa entre Biden e Trump mantém mundo inteiro sob expectativa

Eleições nos EUA ganham maior grau de imprevisibilidade diante de votos dos estados-chave

Eleitores faze fila para votar em escolha histórica para o futuro dos EUA
Eleitores faze fila para votar em escolha histórica para o futuro dos EUA (AFP)

Pablo Pires Fernandes

Na eleição presidencial mais disputada e polarizada das últimas décadas, o atual presidente republicano Donald Trump e o ex-vice-presidente democrata Joe Biden, até às 2h da madrugada desta quarta-feira (4), acompanhavam, como os americanos e boa parte do mundo, a contagem dos votos. Mesmo com as pesquisas apostando na vitória de Biden, o anúncio a respeito de uma vitória de um ou de outro é precoce.

O singular sistema eleitoral norte-americano faz as possibilidades de reviravolta ainda mais possíveis, aumentando a tensão na já dividida sociedade estadunidense. Até à 1h (horário de Brasília), Biden liderava em vários estados, mas alguns estados-chave ainda não haviam apresentado o resultado e a possibilidade de mudança seguia aberta.

O tempo de contagem dos votos exacerba as dúvidas. Há variações grandes entre estados, já que cada um opera de maneira autônoma e sem coordenação federal, o que influencia no tempo de computar os resultados. Mesmo com uma participação histórica – e boa parte da população votando via correio -, a dúvida persiste.

Há uma tendência de que os votos computados mais demoradamente sejam favoráveis ao candidato democrata. Mas são detalhes. Só que, no caso, qualquer detalhe será decisivo. Portanto, a expectativa deve se estender além desta quarta-feira (4) e alongar a tensão acerca do resultado.

Mercados sobem e descem e há especulações milionárias, muito dinheiro circulando com expectativas futuras. Obviamente, há diferenças significativas na condução da política dos EUA que dependem do resultado dessas eleições. Há muita coisa em jogo e com reflexos na geopolítica e na economia mundial.

No entanto, é singular a cobertura, tanto da imprensa norte-americana, mas, sobretudo, da brasileira, sobre o resultado antes de qualquer definição. O tempo do jornalismo, buscando seguir o imediatismo da internet e das redes sociais, não é o mesmo a política e dos fatos. A histeria e o exacerbamento de especulações, sem concretude e, resultado, criam uma histeria deslocada da realidade e possivelmente danosa.

Diante de tamanho acirramento na disputa, é bastante possível que o resultado seja definido nos detalhes – e votos computados em dias.

O bom senso diria para ter paciência.


Dom Total

O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!