Religião

05/11/2020 | domtotal.com

Papa barra criação de novas comunidades de vida consagrada inúteis

Novos institutos religiosos só poderão ser criados com anuência da Santa Sé

1º Encontro Internacional de Novas Comunidades, promovido peloCatholic Charismatic Renewal International Service (Charis)
1º Encontro Internacional de Novas Comunidades, promovido peloCatholic Charismatic Renewal International Service (Charis) Foto (Reprodução/CNBB Sul2)

O papa Francisco promoveu uma alteração no Código de Direito Canônico que torna vinculativo o parecer da Santa Sé para o reconhecimento de novas comunidades de vida consagrada, em âmbito diocesano.

Até agora, esse parecer tinha caráter consultivo e a decisão era do bispo local.

O motu proprio Authenticum charismatis divulgado hoje que destacar a dimensão universal dos vários carismas destas instituições, justificando assim a alteração ao número 579 do Código de Direito Canônico, o qual requer agora que a decisão do bispo diocesano com a "prévia autorização escrita da Sé Apostólica".

"Um sinal claro da autenticidade de um carisma é a sua eclesialidade, a sua capacidade de integrar-se harmoniosamente na vida do povo santo de Deus para o bem de todos", escreve Francisco, para quem "o discernimento sobre a eclesialidade e a fiabilidade dos carismas é uma responsabilidade eclesial" dos bispos.

O papa alerta para a necessidade de evitar que "institutos inúteis ou desprovidos de suficiente vigor surjam de forma imprudente".

Nesse sentido, acrescenta, "compete à Sé Apostólica acompanhar os pastores no processo de discernimento que conduz ao reconhecimento eclesial de um novo Instituto ou de uma nova Sociedade de direito diocesano".


Ecclesia



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.