Cultura Literatura

05/11/2020 | domtotal.com

Chico Buarque, Djamila Ribeiro e Ailton Krenak são finalistas do Prêmio Jabuti 2020

A cerimônia de premiação será no dia 26 de novembro, com transmissão pela internet

O escritor Chico Buarque concorre na categoria romance com o livro 'Essa gente'
O escritor Chico Buarque concorre na categoria romance com o livro 'Essa gente' (Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)

O Prêmio Jabuti 2020 revelou nesta quinta-feira (5) a última lista de finalistas de sua 62ª edição. Na categoria romance, concorrem Maria Valéria Rezende (Carta à rainha louca) e Chico Buarque (Essa gente). Ambos já se encontraram na edição de 2015 – ela ganhou com Quarenta dias. Também estão na lista Adriana Lisboa (Todos os santos), Paulo Scott (Marrom amarelo) e Itamar Vieira Junior (Torto arado).

São, ao todo, 20 categorias, e nesta nova lista anunciada pelo Jabuti estão os cinco finalistas de cada uma delas – a lista com os 10 finalistas saiu em outubro. Nélida Piñon, Djamila Ribeiro, Laurentino Gomes e Ailton Krenak também estão no páreo.

Obras que abordam a questão racial e a luta antirracista se destacam, assim como a presença de editoras pequenas – exceto na categoria Romance literário, que tem quatro finalistas do Grupo Companhia das Letras (três deles do selo Alfaguara) e um da Todavia.

A cerimônia de premiação do Jabuti, quando também será conhecido o vencedor do Livro do Ano, será no dia 26 de novembro, com transmissão pelas redes sociais da Câmara Brasileira do Livro. O vencedor de cada categoria receberá o valor de R$ 5 mil e a estatueta do prêmio, exceto na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, que leva só a estatueta. O autor do Livro do Ano (concorrem os vencedores dos eixos Ensaios e Literatura) ganha R$ 100 mil.


Agência Estado



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!