Religião

19/11/2020 | domtotal.com

Combate ao racismo está entre prioridades pastorais dos bispos dos EUA

Protestos contra o assassinato de George Floyd inspiraram assembleia da conferência episcopal

Papa Francisco com bispos dos Estados Unidos em 27 de janeiro
Papa Francisco com bispos dos Estados Unidos em 27 de janeiro (Vatican Media)

A Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB) aprovou três pontos de ação, ao concluir os trabalhos da sua assembleia geral de outono 2020, realizada nos dias 16 e 17 de novembro em formato virtual pela primeira vez na história da Igreja neste país.

Os bispos estadunidenses aprovaram as prioridades estratégicas revistas para o plano da conferência episcopal 2021-24, sob o tema "Criado novamente pelo corpo e sangue de Cristo: fonte de nossa cura e de nossa esperança".

Os prelados também aprovaram a renovação do "comitê ad hoc contra o racismo", dedicado a enfrentar o pecado do racismo.

O comitê foi criado em agosto de 2017, por recomendação unânime do comitê executivo da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA e em consulta com membros do comitê de prioridades e planos da conferência episcopal.

A assembleia também aprovou as propostas orçamentárias para 2021 apresentadas pelo comitê de orçamento e finanças.

Durante estes "dois dias" de assembleia houve vários pronunciamentos inspirados pela gravidade e importância dos eventos que estão se verificando no país. Alguns bispos falaram sobre a injustiça racial, após os protestos e violências desencadeados depois do assassinato pela polícia de George Floyd em Minneapolis, nos EUA, em 25 de maio passado.

O arcebispo de Baltimore, dom William Lori, foi um dos muitos que descreveram as sessões de escuta organizadas pela Igreja para que os membros da comunidade pudessem compartilhar suas experiências com o racismo e suas opiniões sobre como reduzi-lo.

"Estas conversações podem ser difíceis, dolorosas", disse dom Lori. "Muitas pessoas acham que não precisam dessas conversações porque não se consideram racistas. A realidade é muito diferente".

Entre as numerosas iniciativas relacionadas ao tema, dom Lori anunciou que sua arquidiocese está construindo uma nova escola católica K-8 num dos bairros mais pobres de Baltimore.


Vatican News



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!