Religião

19/11/2020 | domtotal.com

Nomeado cardeal, frei Cantalamessa pede para não ser bispo

Pregador da casa pontifícia rejeita sagração episcopal por entender que não poderá cumprir funções

Frei Raniero Cantalamessa
Frei Raniero Cantalamessa (Reprodução/Diocese de Rieti)

O futuro cardeal Raniero Cantalamessa anunciou, em entrevista ao site de sua diocese, que pediu ao papa Francisco para não ser ordenado bispo, como é comum acontecer. O frei capuchinho ainda afirma que quer ser enterrado com o hábito de sua ordem.

Pregador da casa pontifícia, Cantalamessa vive hoje recluso e como acompanhante de uma ramificação da Ordem das Clarissas, na qual as monjas vivem em eremitério na diocese italiana de Rieti. Conhecido por sua pregação, o frei buscou ser coerente com aquilo que crê ser papel do bispo e que, por sua idade, não poderá desempenhar.

"Visto que existe esta possibilidade, pedi ao santo padre a dispensa da ordenação episcopal. A função do bispo (como diz o título de meu recente livro de exercícios espirituais para bispos) é ser pastor e pescador. Na minha idade (86), há muito pouco que eu pudesse fazer como 'pastor'; por outro lado, o que poderia fazer como 'pescador', posso continuar a fazer anunciando a palavra de Deus", disse ele em entrevista ao site da diocese de Rieti.

Outra razão expressa por Cantalamessa para a renuncia está relacionada à sua ligação com a ordem religiosa a qual pertence. Ele afirma que se trata do seu "desejo de morrer no meu hábito franciscano, algo que dificilmente me seria permitido se eu fosse bispo" .

A nomeação do cardinalato aconteceu no dia 25 de outubro, durante a oração do Angelus, quando o papa Francisco anunciou o nome dos 13 novos cardeais que receberão a púrpura no próximo consistório, em 28 de novembro. Na ocasião, Raniero disse que "Para mim o cardinalato será outro modo de estar perto do papa e apoiá-lo com a oração e a Palavra (...) Vejo a nomeação como um reconhecimento da importância da Palavra de Deus, mais do que de minha própria pessoa, vez que meu serviço à Igreja tem sido – e, por expresso desejo do santo padre, continuará sendo – quase apenas o de proclamar a Palavra, a partir da Casa Pontifícia".


Dom Total/ Vatican News/ Diocese de Rieti



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!