Mundo

20/11/2020 | domtotal.com

Tudo, tudo, tudo vai dar pé

Algumas das novidades no cenário global geram alívio e esperança

Apoiadores do partido democrata comemoram em Miami em 7 de novembro de 2020, depois que Joe Biden foi declarado o vencedor das eleições presidenciais de 2020
Apoiadores do partido democrata comemoram em Miami em 7 de novembro de 2020, depois que Joe Biden foi declarado o vencedor das eleições presidenciais de 2020 (Chandan Khanna/AFP)

Eleonora Santa Rosa*

Este verso da tocante canção/versão de Gil poderia servir como diapasão para sinalizar, na temporada atual, a mudança de ambiente, com a renovação na crença de um futuro acolhedor e promissor, sob o signo da leveza e da fé inabalável na potência da vida solidária e generosa.

Alívio pelas alvíssaras novidades: a vitória de Biden/Kamala, a depressão de Trump, a remoção de Bannon e Pence, a exoneração da malta empregada na Casa Branca.

Felicidade pela celebração em alto astral nas ruas de Nova York e em todo o mundo pelo encerramento da era baixo astral de Trump e sua gang de supremacistas e conexos.

Prazer por assistir à vitória nas câmaras municipais brasileiras de nomes comprometidos com uma visão humanista e contemporânea das cidades, candidatos detentores de boa formação, de ideias e práticas políticas sintonizadas com os novos tempos.

Entusiasmo pelo voto de esperança de milhões de eleitores, sobretudo dos jovens que levaram Boulos e Erundina para o segundo turno, mudando a face da principal eleição do país.

Alegria suprema pela vitória avassaladora do professor Tarcísio, no Rio, desbancando o irritadiço falseador Carluxo, e pelo naufrágio eleitoral da  primeira esposa, Rogéria, genitora da prole de todos os zeros, menos o Júnior, na companhia de parentes e dementes que somaram aos próprios nomes o sobrenome do insano.

Otimismo pelo crescimento do número de mulheres eleitas para a vereança, embora ainda longe do ideal.

Satisfação pelo retorno de Obama à mídia mundial, divulgando o primeiro volume de suas memórias e comemorando a vitória democrata e da democracia. Seu legado, suas reflexões, sua inteligência, seu bom humor, seu equilíbrio, sua paciência e sua crença nos valores humanos indicam que tudo, tudo, tudo vai dar pé.

*Ex-secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, ocupou diversas funções públicas de relevo e desenvolveu projetos de educação patrimonial e de patrimônio cultural de repercussão nacional. Ex-diretora executiva do Museu de Arte do Rio - MAR (de novembro de 2017 a novembro de 2019), é considerada uma das mais experientes e respeitadas profissionais no campo da viabilização, implantação e soerguimento de equipamentos culturais no país. Estrategista e gestora cultural, tem larga experiência editorial; foi responsável pela publicação de mais de meia centena de obras voltadas à história e à cultura de Minas Gerais, tendo sido coordenadora editorial das consagradas Coleções Mineiriana e Centenário da Fundação João Pinheiro. Diretora do Santa Rosa Bureau Cultural, é autora do livro Interstício



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!