Religião

20/11/2020 | domtotal.com

Cardeal ameaça impugnar eventual conclave e processa revista por difamação

Ex número 3 do Vaticano teve de renunciar ao cardinalato por suspeita de crime de peculato

Giovanni Angelo Becciu na ocasião de sua criação cardinalícia
Giovanni Angelo Becciu na ocasião de sua criação cardinalícia (Andreas Solaro/AFP)

Angelo Becciu, obrigado pelo papa a renunciar ao cargo de prefeito da Congregação para a Causa dos Santos e aos direitos do cardinalato no passado mês de setembro, anunciou esta quarta-feira, 18 de novembro, ter apresentado uma denúncia por difamação contra a revista italiana L’Espresso. O ex-cardeal exige uma indemnização de dez milhões de euros e sugere que, caso lhe venha a ser vedada a presença num eventual conclave, tem poderes para impugná-lo.

Em comunicado, citado pelo Religión Digital, Becciu afirma que, desde que foi sancionado por Francisco, a revista semanal L’Espresso "levou a cabo ininterruptamente" em relação a si "uma série de acusações, todas absolutamente sem fundamento". E assegura que desmontou "inclusive documentalmente, uma a uma", todas essas acusações, desde o desvio de fundos destinados à caridade para empresas pertencentes a familiares seus, até ao "fantasioso complô contra o cardeal Pell, com interferências ilícitas destinadas a condicionar o seu julgamento".

No mesmo texto, o antigo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos afirma ainda que continuará "a servir a Igreja" e a "ser totalmente fiel ao santo padre e à sua missão", mas gastará "toda a energia" que lhe resta "a assegurar que se restabeleça a verdade".

Já na denúncia apresentada ao tribunal, Becciu avisa que tem poderes para pôr em causa um eventual conclave caso venha a ser impedido de participar nele, o que "poderia levar a impugnar a validade da eleição do santo padre, com todas as implicações doutrinais que possam dela derivar, bem como as divisões dentro da Igreja que poderão ser geradas, sem esquecer os graves problemas econômicos que provocaria a convocatória de um segundo conclave, já que é um trâmite com muitos custos para a Santa Sé", assinala.

Leia também:


Sete Margens



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!