Atentado foi perpetrado pelo grupo terrorista Boko Haram
O papa Francisco condenou, nesta quarta-feira (2), "os horrores que ofendem a Deus", em referência ao Boko Haram na Nigéria, onde 110 civis foram massacrados no sábado em um ataque a arrozais, na vila de Koshobe, no nordeste do país.
"Desejo rezar pela Nigéria, tristemente ensanguentada por um massacre terrorista", disse o pontífice no final da audiência geral desta quarta, aludindo aos civis "brutalmente assassinados" em um ataque jihadista.
"Que Deus (...) converta o coração daqueles que cometem tais horrores que ofendem gravemente seu nome", suplicou.
A Nigéria sofre a violência de uma insurgência extremista há mais de uma década, de acordo com um balanço das Nações Unidas.
Homens armados chegaram em motocicletas e lançaram um brutal ataque contra homens e mulheres que trabalhavam nos campos de Koshobe, relatou o coordenador humanitário da ONU na Nigéria, Edward Kallon, em um comunicado.
"Pelo menos 110 civis foram cruelmente mortos, e muitos outros ficaram feridos", afirmou Kallon, que classificou o ataque como o mais sangrento cometido contra civis este ano nessa região.
O conflito na Nigéria deixou mais de 36 mil mortos e forçou dois milhões de pessoas a fugirem de suas casas.
Martírio em El Salvador
O pontífice lembrou também que esta quarta-feira é o quadragésimo aniversário da morte de quatro missionárias norte-americanas mortas em El Salvador, na América Central:
"As irmãs de Maryknoll Ita Ford e Maura Clarke, a irmã Ursulina Dorothy Kazel e a voluntária Jean Donovan. Em 2 de dezembro de 1980, foram sequestradas, estupradas e assassinadas por um grupo de paramilitares. Elas prestavam seu serviço em El Salvador no contexto da guerra civil. Com compromisso evangélico e assumindo grandes riscos, levavam alimentos e remédios para as pessoas deslocadas e ajudavam as famílias mais pobres. Estas mulheres viveram sua fé com grande generosidade. São um exemplo para todos a tornarem-se fiéis discípulos missionários".
AFP/ Vatican News/ Dom Total
Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?
DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.
Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).