Religião

09/12/2020 | domtotal.com

CNBB e CRB inauguram núcleo para proteção de menores

Lux Mundi irá auxiliar a Igreja no Brasil no combate à violência sexual contra crianças, adolescentes e vulneráveis

Cerimônia de lançamento do núcleo Lux Mundi
Cerimônia de lançamento do núcleo Lux Mundi (CNBB)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) inauguraram nesta terça-feira  (8),  o núcleo Lux Mundi, escritório que vai auxiliar na organização dos trabalhos de instalação das comissões diocesanas para a proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis nas estruturas pastorais do Igreja Católica do Brasil, dioceses e congregações religiosas, conforme solicitado pelo papa Francisco em sua carta apostólica em forma de motu proprio Vos estis lux mundi ("Vós sois a luz do mundo"). A informação é do site da Conferência Episcopal.

Na solenidade de inauguração esteve presente dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário geral dos bispos que, abençoando as novas instalações de Brasília, disse esperar que "a iniciativa brilhe, como o candeeiro, e que sua luz, pela união dos esforços, ganhe força no combate à toda forma de violência contra crianças, adolescentes e vulneráveis. A luz pela solidariedade ganhará força".

A presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, irmã Maria Inês Ribeiro, destacou o compromisso da entidade que há mais de 12 anos atua no combate às causas da violência contra crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis no âmbito religioso à luz do magistério da Igreja. Segundo ela, o núcleo Lux Mundi terá como missão trabalhar em três frentes: prevenção, proteção e orientação às dioceses, congregações e organismos religiosos na implementação do motu proprio.

O centro Lux Mundi, cujo nome foi sugerido precisamente por dom Walmor Oliveira de Azevedo, colaborará com a Igreja no Brasil para internalizar as medidas de proteção propostas pelo motu proprio e promoverá atividades de educação e formação, também sistematizando práticas que surgirem nas dioceses.


Vatican News



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!