Religião

16/12/2020 | domtotal.com

Bispos alemães fazem campanha para socorrer América Latina da crise provocada pela pandemia

Segundo gerente da Adveniat, povos do continente estão tendo que escolher entre o contágio da Covid e a fome

A crise atinge especialmente os pobres: Devani dos Reis Oliveira, da aldeia caraíba, no Brasil, só pode sustentar sua família por meio da ajuda emergencial Corona da Adveniat
A crise atinge especialmente os pobres: Devani dos Reis Oliveira, da aldeia caraíba, no Brasil, só pode sustentar sua família por meio da ajuda emergencial Corona da Adveniat (Florian Kopp/Adveniat)

"A coleta de Natal da Adveniat nunca foi tão importante como este ano!" É o que afirma uma nota da Conferência Episcopal Alemã (DBK) que, como todos os anos, convida os fiéis e as pessoas de boa vontade a participarem generosamente da Coleta de Natal Adveniat, o órgão de ajuda e cooperação da Igreja alemã para América Latina e Caribe.

Seu gerente geral, padre Michael Heinz, ressalta que neste ano a coleta é mais importante do que nunca porque as pessoas da América Latina e, em especial a população rural do continente, estão mais vulneráveis ao coronavírus devido à pobreza, às doenças infecciosas crônicas e a má situação nutricional.

"Sobreviver no país" é o slogan da campanha Adveniat 2020 que enfoca a gravidade da pandemia de Covid-19: "Como as pessoas vivem juntas em alojamentos apertados, as regras de distância não podem ser observadas. Medidas de higiene dificilmente podem ser implementadas. Muitas pessoas perderam seu ganha-pão. Centenas de milhares estão morrendo de fome", diz a nota.

Segundo padre Heinz, a crise provocada pela pandemia aumentou significativamente a miséria nas regiões rurais: "Observamos com grande preocupação que os povos da América Latina e do Caribe enfrentam uma escolha diante da propagação do vírus: o contágio ou a fome".

A organização de ajuda para a América Latina, Adveniat, está atualmente focando nas preocupações e necessidades das populações rurais, em particular com seus parceiros na Argentina, Brasil e Honduras.

O bispo dom Bahlmann está fortalecendo a atenção pastoral e a saúde para as pessoas na região amazônica brasileira; irmã Neusa do Nascimento defende a população do rio São Francisco contra as constantes ameaças; o técnico e sacerdote, padre Lucas Gabriel Galante, instala sistemas de captação solar em povoados remotos da Argentina; a assistente social Marina Oliveira e o franciscano frei Rodrigo organizam a resistência da população rural contra a ameaça das mineradoras; o jornalista e sacerdote padre Ismael Moreno Coto e o pároco Iris Argüello lutam contra a corrupção em Honduras e por um bom futuro para os pobres.

Neste contexto, os bispos alemães pedem que os mais pobres dos pobres não sejam esquecidos na coleta de Natal que a Adveniat realiza desde 1961 e que construiu uma ponte de fraternidade e de encorajamento para a América Latina e o Caribe.

"Ajude onde a necessidade é maior e as pessoas precisam urgentemente de suporte", exorta a DBK. O comunicado lembra ainda que dadas as limitações da participação presencial nas festas de Natal, as doações podem ser feitas por transferência bancária ou diretamente no site, não só da Igreja Católica, mas também por meio da campanha evangélica "Pão para o mundo", que oferece uma plataforma comum para as doações.


Vatican News

A crise atinge especialmente os pobres: Devani dos Reis Oliveira, do Quilombo Caraíbas, no Brasil, só pode sustentar sua família por meio da ajuda emergencial Corona da Adveniat



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!