Brasil Cidades

22/12/2020 | domtotal.com

Após temporais, Ministério reconhece estado de calamidade em Santa Catarina

Chuvas fortes deixaram 20 mortos, 4 desaparecidos e 172 desabrigados na região

Município de Presidente Getúlio, em Santa Catarina
Município de Presidente Getúlio, em Santa Catarina (Corpo de Bombeiros de Santa Catarina / AFP)

O Ministério do Desenvolvimento Regional nessa segunda-feira (21) estado de calamidade pública em três municípios de Santa Catarina.

A medida foi tomada após Rio do Sul, Presidente Getúlio e Ibirama serem atingidas por temporais, que provocaram alagamentos e deixaram centenas de pessoas desabrigadas na última quinta-feira (17). O reconhecimento é necessário para que recursos federais possam ser enviados ao estado para ações de socorro e restabelecimento de serviços essenciais.

Em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial, o Ministério também reconheceu situação de emergência em Vidal Ramos e Aurora devido às chuvas intensas e enxurradas. De acordo com a pasta, uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil foi deslocada ao estado para auxiliar na avaliação dos danos.

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina, a região norte do estado registrou, desde quinta-feira, 20 mortos, 4 desaparecidos, 172 desabrigados e 183 desalojados. Mais cedo, a Defesa Civil emitiu um alerta à população sobre o risco de novos temporais na região.


Agência Brasil/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!