Cultura

31/12/2020 | domtotal.com

Amor não é tudo, mas ajuda

A gente desacostuma de amar a certa altura da vida

A geografia do desamor é dolorida
A geografia do desamor é dolorida (Unsplash/USGS)

Ricardo Soares*

Ouviu, com assombro, ela dizendo:

— Amor não é tudo.

A frase foi dita no contexto da reta final de um relacionamento perturbado em que as partes não se entendiam porque, afinal, não cediam. E só fui entender isso – se é que entendi – muito tempo depois quando dei de vislumbrar na memória, também com assombro, paisagens antigas que vimos juntos e cenas que jamais esqueceremos.

A geografia do desamor é dolorida. As paisagens se fixam nas paredes e ladeiras da memória e muitas vezes provocam o desejo de nunca mais querermos voltar a territórios que foram visitados a dois. Pode ser de um supermercado suburbano a uma certa estrada deserta. De um distrito de cidade mineira a uma fábrica de panelas na divisa com Mato Grosso.

Mesmo com tanta geografia de afetos em comum e com amor envolvido, ele é, sempre foi, sempre será difícil de ser resolvido. Porque o amor, pode não parecer, não resolve todos os dilemas. Aliás, muitas vezes, cria vários. E a gente desacostuma de amar a certa altura da vida. E acumula medos, imagina que as sequências que separam encantamento de desgaste serão repetidas.

Em um ano de tanto desamor quanto esse pandêmico 2020 eu não devia dar razão a ela que dizia que "o amor não é tudo". Mas às vezes acho que ela está certa. No entanto, em mão contrária, mesmo com tantos aclives e declives, desequilíbrios, tempestades eu prefiro continuar acreditando que o amor tudo pode.  Porque amor não é tudo, mas ajuda. E se não deu certo não era amor. Era distração. Que o ano de 2021 não nos distraia.

*Ricardo Soares é diretor de tv, roteirista, escritor e jornalista. Publicou 9 livros, dirigiu 12 documentários.

O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outros Artigos