Religião

06/01/2021 | domtotal.com

Francisco abre 2021 com um apelo à fraternidade no primeiro 'Vídeo do papa' do ano

Intenção de oração para janeiro convida a ver no outro 'um irmão, uma irmã', seja qual for a sua religião

'Vídeo do papa' de janeiro está ligado à 'Fratelli tutti'
'Vídeo do papa' de janeiro está ligado à 'Fratelli tutti' (Vídeo do Papa)

O papa Francisco dedicou a sua primeira intenção de oração de 2021 à fraternidade humana, convidando os católicos a ver no outro "um irmão, uma irmã", seja qual for a sua religião.

"Ao rezar a Deus seguindo Jesus, unimo-nos como irmãos àqueles que rezam seguindo outras culturas, outras tradições e outras crenças. Somos irmãos que rezam. A fraternidade leva-nos a abrirmo-nos ao Pai de todos e a ver no outro um irmão, uma irmã, para partilhar a vida ou para se apoiar mutuamente, para amar, para conhecer", diz o pontífice numa mensagem em vídeo divulgada pela Rede Mundial de Oração do Papa, fundação pontifícia confiada aos jesuítas.

Francisco sublinha que "a Igreja valoriza a ação de Deus nas outras religiões" e que, para os cristãos, "a fonte da dignidade humana e da fraternidade está no Evangelho de Jesus".

"Nós, os crentes, devemos voltar às nossas fontes e concentrar-nos no que é essencial. O que é essencial da nossa fé, a adoração a Deus e o amor ao próximo", convida.

Rezemos para que o Senhor nos dê a graça de viver em plena fraternidade com os irmãos e irmãs de outras religiões, não andar a discutir, rezando uns pelos outros, abrindo-nos a todos".

Em comunicado, a Rede Mundial de Oração do Papa destaca a ligação do vídeo à última encíclica de Francisco, Fratelli tutti (todos irmãos), publicada em outubro de 2020.

"Para o papa, as diferenças entre as pessoas que professam distintas religiões ou vivem de acordo com outras tradições não devem impedir que se chegue a uma cultura do encontro”, refere a nota.

O padre Frédéric Fornos, diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, destacou a importância desta intenção, que inaugura 2021.

"Depois de um 2020 marcado pelo impacto da pandemia, tanto na saúde como ao nível socioeconómico, é especialmente importante que esta intenção do santo padre nos ajude a vermo-nos verdadeiramente mais como irmãos e irmãs no caminho da paz que se torna cada vez mais necessária", realça o religioso jesuíta.


Ecclesia



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias