Religião

12/01/2021 | domtotal.com

Bispos pedem ao governo britânico que renuncie a arsenal nuclear

Prelados apoiam o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, que entrará em vigor na 22 de janeiro

Primeira explosão de bomba atômica em Bikini, nas Ilhas Marshall, em 1º de julho de 1946
Primeira explosão de bomba atômica em Bikini, nas Ilhas Marshall, em 1º de julho de 1946 (Unsplash/Science in HD)

Os bispos da Inglaterra, País de Gales e Escócia, numa declaração conjunta divulgada esta segunda-feira (11) em suas páginas web, pediram ao governo britânico que "renuncie a seu arsenal nuclear" e apoie o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, que entrará em vigor na sexta-feira, 22 de janeiro de 2021.

O Tratado – lê-se na declaração – representa "um marco histórico no caminho do desarmamento nuclear", e "uma oportunidade para voltar a focar-se numa autêntica construção da paz radicada no diálogo, na justiça, no respeito pela dignidade humana e no cuidado com nosso planeta".

Imperativo moral e humanitário

Os prelados, citando o discurso do papa Francisco à ONU, chamam a completa eliminação das armas nucleares de "imperativo moral e humanitário". Ademais, esperam que "os recursos gastos na produção, manutenção e atualização dessas armas de destruição em massa" sejam "reinvestidos para aliviar o sofrimento dos membros mais pobres e vulneráveis de nossa sociedade, para o bem comum de todos os povos".

Ao mesmo tempo, imploram "que o governo reforce suas regulamentações de controle de armas, abordando a questão da produção e venda de mais armas, que continuam destruindo tantas vidas ao redor do mundo".

Por fim, dirigindo-se ao Senhor, que criou todos os seres humanos iguais em dignidade, os bispos rezam para que Deus "infunda em nossos corações um espírito fraterno". "Fazei que possamos criar sociedades mais saudáveis e um mundo mais digno, um mundo sem fome, pobreza, violência e guerra", concluem os bispos do Reino Unido.


Vatican News



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!