Religião

14/01/2021 | domtotal.com

Confirmado: Bento XVI e Francisco receberam a primeira dose contra o coronavírus

Com 93 e 84 anos respectivamente, ambos fazem parte do grupo de risco

Adaptação na Sala Paulo XVI para vacinação
Adaptação na Sala Paulo XVI para vacinação (Vatican Media)

Jesus Bastante
RD

"Posso confirmar que, como parte do programa de vacinação do Estado da Cidade do Vaticano, até hoje a primeira dose da vacina para a Covid-19 foi administrada ao papa Francisco e ao papa Emérito". Com uma breve declaração, o porta-voz da Sala de Imprensa, Matteo Bruni, confirmou que Francisco e Bento XVI já receberam a vacina da Pfizer.

Como anunciou, o papa queria que os profissionais de saúde e outros grupos de risco fossem vacinados primeiro, incluindo Ratzinger. Bergoglio, por sua idade e exposição pública, também foi um dos escolhidos. Seu calendário de vacinas também faz parte da programa de viagem do papa ao Iraque, de 5 a 8 de março. Isso porque  Francisco não poderia viajar de novo se não estivesse imunizado elivre de qualquer risco.

Com o início das vacinações na Sala Paulo VI, em Roma, o Vaticano se tornará, nos próximos dias, o primeiro estado do mundo a imunizar toda a sua população. Nesta semana, 10 mil doses da vacina fabricada pela Pfizer chegaram ao Vaticano, o suficiente para imunizar 4.730 residentes, trabalhadores e aposentados do pequeno Estado, além de cardeais e prelados.

Sala Paulo VI, epicentro da vacinação

O Vaticano pode ter acesso à compra dos frascos graças ao acordo (pacto Lateranense) que, desde 1929, liga o Vaticano ao Estado italiano, o que lhe permite não ter fronteiras com a União Europeia, suas moeda ser o euro e ter a segurança da Praça de São Pedro compartilhada entra a prefeitura de Roma e o governatorato do Vaticano.

O átrio de Sala Paulo VI , onde serão implantadas as duas doses (intervalo de 21 dias entre as duas), foi adaptado como sala de vacinas e ali os soros são mantidos em geladeira especial para armazenar todas as vacinas a 80 graus negativos. Com capacidade para 7 mil pessoas, é o local onde o papa realiza as suas audiências no verão, quando o 'ferragosto' romano as impede de se realizarem na Praça de São Pedro.

Publicado originalmente em Religión Digital


Tradução: Gilmar Pereira



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!