Cultura Cinema

18/01/2021 | domtotal.com

Morre em Cuba o cineasta Juan Carlos Tabío, codiretor de 'Morango e Chocolate'

O Instituto de Cinema de Cuba não informou a causa da morte do diretor

O cineasta cubano Juan Carlos Tabío, diretor de 'Guantanamera'
O cineasta cubano Juan Carlos Tabío, diretor de 'Guantanamera' (Adalberto Roque/AFP)

O cineasta cubano Juan Carlos Tabío, codiretor do icônico filme Morango e chocolate sobre o drama vivido pelos homossexuais na Revolução Cubana, morreu esta segunda-feira (18) em Havana aos 77 anos, anunciou o Instituto de Cinema de Cuba.

"Na madrugada de segunda-feira, 18 de janeiro, morreu em Havana o cineasta Juan Carlos Tabío (1943), figura importante da cinematografia nacional e autor de obras reconhecidas pelo público e pela crítica", disse o portal Cubacine, do jornal Instituto (Icaico), sem especificar as causas da morte.

O site destacou que Tabío, vencedor do Prêmio Nacional de Cinema 2014 e cuja obra "faz parte da história transcendente do cinema cubano", "compartilhou a direção de Morango e chocolate (1993) e Guantanamera (1995) com Tomás Gutiérrez Alea (Titón)", falecido em 1996 e considerado o mais importante de todos os cineastas da ilha.

Vencedor de vários prêmios internacionais, Morango e chocolate revelou ao mundo o drama vivido pelos homossexuais nos primeiros anos da Revolução Cubana, com perseguições e internações em campos de trabalhos forçados.

Cubacine destacou que Tabío "será cremado" e que "em tempo hábil a realização da despedida será comunicada a este cineasta que pensou em imagens e nos deixa uma importante carreira como legado".

A morte de Tabío, autor de Se permuta (1985) e Plaff (1998), entre outros filmes, segue a do também renomado cineasta cubano Enrique Pineda Barnet, diretor do emblemático filme La bella del Alhambra (1989), que morreu em 12 de janeiro.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!