Coronavírus

19/01/2021 | domtotal.com

Entrega de vacinas atrasam e estados iniciam campanha de imunização nesta terça-feira (19)

Bahia, Pará, Alagoas, Sergipe e Paraíba também começaram a aplicar as doses da Coronavac

Alguns estados receberam doses na segunda-feira (18)
Alguns estados receberam doses na segunda-feira (18) (afp)


Após falhas de logística do Ministério da Saúde que atrasaram a distribuição da vacina contra a Covid-19, os estados da Bahia, Pará, Alagoas, Sergipe e Paraíba começaram suas campanhas de vacinação na manhã desta terça-feira (19). Outros cinco estados e o Distrito Federal devem iniciar a imunização ainda nesta terça.

Na Bahia, a primeira pessoa a receber a Coronavac foi a enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, que trabalha na linha de frente no combate à Covid-19 no Hospital Couto Maia, em Salvador.

A técnica de enfermagem Shirley Cuimar Cruz Maia, de 39 anos, foi a primeira imunizada no Pará. Ela trabalha no Hospital de Campanha montado em Belém para atendimento aos pacientes da Covid-19.

Na Paraíba, a escolhida foi a enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, de 60 anos, que trabalha na linha de frente desde o início da pandemia. Por ser hipertensa, Marineide precisou assinar um termo de responsabilidade para atuar na área de covid do Hospital Clementino Fraga, na capital João Pessoa.

Em Sergipe, a enfermeira Sônia Aparecida Damásio, de 48 anos, foi a primeira imunizada. Ela é funcionária do Hospital de Urgência Governador João Alves Filho, principal unidade hospitalar do Estado.

No estados de Alagoas, a campanha de vacinação teve início com Marta Antônia de Lima, de 50 anos, assistente social do Hospital da Mulher de Maceió.
 
Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul deu início às 23h45 desta segunda-feira (18) à campanha de vacinação contra o coronavírus. Em um ato repleto de simbolismo, cinco pessoas que representam os grupos prioritários foram vacinadas simultaneamente no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O estado recebeu 341,8 mil doses da vacina.

Os primeiros imunizados foram a idosa Eloina Gonçalves Born, de 99 anos, moradora do Residencial Geriátrico Donna Care, Jorge Amilton Hoher, médico-chefe do serviço de Medicina Intensiva da Santa Casa de Porto Alegre, Carla Ribeiro, 32, da etnia kaingang e residente da Aldeia Fag Nhin, Joelma Kazimirski, 48, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição e Aline Marques da Silva, 40, técnica de Enfermagem CTI Covid do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Com mais de 508 mil infectados, o estado registra quase 10 mil mortos em decorrência do novo coronavírus. Ao dar início à campanha de vacinação, o governador Eduardo Leite (PSDB) saudou a importância da ciência e refutou as narrativas "negacionistas" que abalam o enfrentamento da pandemia.

"Nunca uma noite foi tão clara. Tão iluminada. Iluminada pela ciência que rompe com a escuridão daqueles que negam a importância da pesquisa e da ciência do nosso país. Que fique claro, aqui no Rio Grande do Sul a gente valoriza a ciência", afirmou.

Leite ainda reiterou que as primeiras doses serão aplicadas em profissionais que estão na "linha de frente". Na cerimônia, reforçou agradecimento aos trabalhadores que seguem combatendo a pandemia. "Vocês estão exaustos, mas não se rendem e cumprem o juramento de cuidar da vida das pessoas. Em nome de 11,5 milhões de gaúchos, eu faço um agradecimento aos funcionários da rede pública, do SUS, que garantem o nosso atendimento", disse.

Emocionada, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, também enalteceu o início da campanha. "Eu pensei que não iria viver este dia", chorou. Além de profissionais da saúde, a campanha iniciará pelo grupo prioritário que também abarca idosos em instituições de longa permanência e 30,1 mil indígenas.


Agência Estado



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!