Ciência e Tecnologia

01/02/2021 | domtotal.com

Bayer anuncia fabricação de candidata à vacina da CureVac na Alemanha

Testes da fase 3 começam em semanas e produção será de 160 milhões em 12 meses

Autoridades querem garantir estoques de doses para uma possível segunda vacinação em 2022
Autoridades querem garantir estoques de doses para uma possível segunda vacinação em 2022 Foto (Justin Tallis/AFP)

A Bayer anunciou que vai ampliar sua parceria com a CureVac para fabricar a candidata à vacina contra Covid-19 da empresa na Alemanha. Segundo o presidente da divisão de fármacos da Bayer, Stefan Oelrich, a companhia pretende produzir milhões de doses da vacina em suas fábricas alemãs.

"Estou feliz de anunciar que temos a capacidade necessária para produzir a vacina da CureVac baseada no RNAm", afirmou o diretor do setor farmacêutico da Bayer, Stefan Oelrich. "Esperamos produzir 160 milhões de doses nos primeiros 12 meses e aumentaremos a produção da vacina para significativamente mais que 160 milhões de doses no segundo ano", disse Oelrich. O primeiro produto comercial da parceria poderá estar disponível até o fim de 2021, ressaltou a Bayer.

A Alemanha está no meio de um segundo lockdown motivado pela Covid-19, que deverá se estender até o próximo dia 14. A maior economia europeia registrou mais de 57,1 mil mortes desde o início da pandemia.

CureVac e Bayer vão iniciar a fase 3 de testes com a vacina nas próximas semanas, afirmou o ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, que participou de coletiva de imprensa sobre o assunto. "Após discussões com o governo alemão, ficou claro que as atuais capacidades de manufatura para vacinas precisam ser ampliadas, particularmente para potenciais variantes do coronavírus", afirmou Oelrich.

A Bayer já estava atuando com a CureVac, ao auxiliar a empresa nas áreas de infraestrutura, questões regulatórias, farmacovigilância, informações médicas, gestão da cadeia de suprimentos e operações dentro da União Europeia.

Essas capacidades vão-se somar à produção na rede já existente da CureVac de 300 milhões de doses este ano, e 1 bilhão, em 2022, afirmou o CEO da CureVac, Franz-Werner Haas, cujo projeto de vacina se encontra na fase 3 de testes clínicos. Atualmente, está "em processo de certificação", disse o ministro da Saúde, Jens Spahn. Segundo o ministro, garantir a produção da vacina no longo prazo é importante, diante de possíveis mudanças, ou da necessidade de uma segunda vacinação dentro de um ano, ou mais.


AFP/Agência Estado/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.