Cultura Artes Visuais

03/02/2021 | domtotal.com

Morre o crítico Guy Brett, pioneiro na divulgação da arte brasileira no exterior

O britânico promoveu nomes como Mira Schendel e Oiticica e publicou ensaios sobre produção do país

O inglês descobriu nos anos 1960 a arte brasileira, da qual era grande entusiasta
O inglês descobriu nos anos 1960 a arte brasileira, da qual era grande entusiasta (Divulgação)

Em 1965, quando ninguém ouvira falar de Mira Schendel na Inglaterra, ele organizou uma exposição na galeria Signals, exibindo sua obra e a de outros artistas concretos e neoconcretos brasileiros. Durante mais de meio século, ele manteve um intenso intercâmbio cultural com o Brasil, que incluiu exposições montadas aqui e troca de correspondência com vários artistas contemporâneos brasileiros e galeristas como Raquel Arnaud.

Infelizmente, Guy Brett morreu na segunda-feira, aos 78 anos, em decorrência de complicações do mal de Parkinson, segundo sua esposa. Guy Brett foi para a Inglaterra o que Mário Pedrosa representou para o Brasil: uma voz lúcida e olhos privilegiados, capazes de identificar a importância da citada Mira Schendel e Hélio Oiticica como vetores da arte contemporânea brasileira.

"Ele foi um grande amigo e colaborador", diz a marchande Raquel Arnaud. "Em dezembro, me enviou seu livro The crossing of innumerable paths sobre artistas latino-americanos", completa, destacando o papel que Guy Brett teve na promoção de criadores do continente que não teriam acesso ao mercado europeu sem a sua generosa contribuição.

Ele é autor do livro Brasil experimental - Arte/Vida: proposições e paradoxos, que reúne ensaios sobre artistas contemporâneos do país e também organizou a primeira mostra de Hélio Oiticica na Whitechapel de Londres, em 1969, abrindo caminho para o artista.


Agência Estado/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!