Brasil Cidades

08/02/2021 | domtotal.com

Bombeiros atendem 247 ocorrências em três dias em Minas; uma pessoa morreu

Belo Horizonte registou caos em razão da forte chuva que atingiu a cidade neste domingo

Bombeiros buscam carros levados pela água no Norte de Minas
Bombeiros buscam carros levados pela água no Norte de Minas (Divulgações Bombeiros Minas)

Equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais tiveram muito trabalhado em razão das fortes chuvas que atingiram Minas Gerais desde a última sexta-feira (5). São 247 ocorrências relacionadas às chuvas registradas até a manhã desta segunda-feira (8)

De acordo com coordenadora-adjunta da Defesa Civil de Minas, Graciele Rodrigues, uma pessoa morreu em Porteirinha, região Norte do estado, após o carro onde ela estava ser arrastado pelas águas do rio Mosquito, que transbordou em razão das chuvas.

Belo Horizonte amanhece nesta segunda-feira com rastros do caos provocado pela chuva que atingiu a cidade durante o fim de semana, especialmente no domingo (7). Córregos transbordaram, pessoas ficaram ilhadas, imóveis desabaram, barrancos deslizaram e o trânsito ficou completamente engarrafado por causa do fechamento das vias da cidade.

Em Belo Horizonte, a chuva desse domingo (7) provocou caos na cidade: córregos transbordaram, pessoas ficaram ilhadas, imóveis desabaram, barrancos deslizaram e o trânsito ficou completamente engarrafado por causa do fechamento das vias da cidade.

Nesta manhã, moradores contabilizam os prejuízos. No bairro São Gabriel, na região Nordeste da capital, a água invadiu o sacolão Estação ABC e o prejuízo foi total. Em outro ponto, três casas desabaram na rua Doutor Benedito Xavier. Os imóveis ficavam em cima de uma galeria, que se rompeu com a força da água. Ninguém se feriu, mas o prejuízo para as famílias foi total.

Já na rua Mário Casassanta, no bairro Carlos Prates, lado Noroeste da capital, um barranco de 10 metros deslizou nesse domingo (7), levou um muro de arrimo, deixou três casas penduradas e atingiu oito caminhões de uma transportadora que estavam estacionados na garagem abaixo terreno. O dono da empresa calcula prejuízo de R$ 1 milhão.

Na região Centro-Sul da capital, um prédio de quatro andares que estava em construção na rua Regência, no Aglomerado da Serra, desabou nesse domingo (7), dia de chuva intensa na capital mineira. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a edificação era irregular. Ninguém se feriu.

Com a queda, os escombros obstruíram um beco, provocando o isolamento de 13 imóveis. Cerca de trinta moradores que estavam isolados foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros e foram encaminhados para casa de vizinhos e parentes.

“A Defesa Civil esteve no local e constatou o colapso estrutural de imóvel em construção com quatro pavimentos que atingiu, com escombros, outros três imóveis (que estão interditados pelo risco de novos colapsos)”, informou a Defesa Civil.  

Confira as ocorrências atendidas pelos bombeiros

Enchente/ inundação/ alagamento/ enxurrada: 21

Salvamento de pessoa em inundação/ alagamento/ enxurrada: 37

Vistoria em risco de enchente/ inundação/ alagamento: 122

Salvamento de pessoa ilhada: 10

Desabamento/ desmoronamento/ colapso de estruturas: 11

Vistoria em risco de desabamento/ desmoronamento: 23

Deslizamento/ soterramento: 6

Vítima de deslizamento/ soterramento: 2

Vistoria em risco de deslizamento/ soterramento: 15



Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!