Brasil Cidades

10/02/2021 | domtotal.com

Após fortes chuvas, mais de 130 toneladas de resíduos são removidas em BH

Até o momento, quase 135 toneladas de resíduos foram removidas de ruas e avenidas da capital, incluindo terra, pedaços de árvores e objetos que foram danificados pelo temporal

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) disponibilizou 200 garis, distribuídos em 24 equipes
A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) disponibilizou 200 garis, distribuídos em 24 equipes (Divulgação PBH)

Para garantir a limpeza dos resíduos das chuvas que atingiram Belo Horizonte no final de semana passada, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) disponibilizou 200 garis, distribuídos em 24 equipes. O trabalho teve início no domingo (7) e deve se estender até sexta-feira (12) por meio de uma operação rescaldo.

As ações contam com o apoio logístico de 24 caminhões basculantes e cinco caminhões-pipa. Até o momento, quase 135 toneladas de resíduos foram removidas de ruas e avenidas da capital, incluindo terra, pedaços de árvores, lixo orgânico e utensílios da população que foram danificados pelo temporal.

A diretora Operacional da SLU, Andréa Pereira Fróes, destaca que as intervenções exigem agilidade para que as vias estejam limpas o quanto antes, minimizando, assim, os efeitos da situação. "Estamos empregando todo o esforço necessário para que a rotina das pessoas seja retomada rapidamente e com tranquilidade", afirma.

As chuvas impactaram a região Centro-Sul, nos bairros Serra, São Lucas, São Bento, Santa Lúcia, Santo Antônio e Luxemburgo. Na região Nordeste, as ações se concentram nos bairros Ribeiro de Abreu, Ouro Minas e Conjunto Paulo VI. Na região Norte, os profissionais da limpeza urbana atuam no bairro Primeiro de Maio. Já na região Oeste, as atenções se voltaram para a avenida Tereza Cristina na altura do Córrego Ferrugem, onde foi necessário raspar e lavar o barro espalhado pelo asfalto.

Na região Nordeste, a avenida Bernardo de Vasconcelos também está sendo atendida. Na Pampulha, os funcionários da SLU trabalham nos bairros Urca, Santa Terezinha e Suzana. Em Venda Nova, o ponto mais afetado foi a avenida Vilarinho, além da rua Dr. Álvaro Camargos e da Vila do Índio.

Andréa Fróes alerta para o modo como os resíduos são dispostos para o recolhimento, pois o lixo pode ser carregado pelas chuvas, bloqueando as bocas de lobo e impedindo o escoamento das águas. "Às vezes, a obstrução não ocorre ali, na porta da pessoa, mas lá na frente, perto da residência de outro cidadão", explica. "Tomar o cuidado de expor o lixo no dia e horário certos de coleta, observando as normas de acondicionamento, evita perigos e a própria poluição de nossos rios e córregos, que são bens preciosos para todos", ressalta. "A cidade é nossa e cada atitude faz a diferença".

Informações sobre o descarte seguro do lixo, os dias e os horários da coleta de resíduos domiciliares em cada região estão no portal.


PBH/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!