Cultura Música

12/02/2021 | domtotal.com

Lenda do jazz fusion, pianista Chick Corea morre de câncer aos 79 anos

Gênio da improvisação, músico sempre se manteve na vanguarda desde os anos 1970

O pianista tocou com Miles Davis, Keith Jarret e Herbie Hancock, destacando-se por sua capacidadede improvisar
O pianista tocou com Miles Davis, Keith Jarret e Herbie Hancock, destacando-se por sua capacidadede improvisar (Robyn Beck/AFP)

O pianista e compositor de jazz Chick Corea morreu no último dia 9, vítima de um câncer raro descoberto há poucos meses, informam textos postados em suas redes oficiais.

"Quero agradecer a todos que, ao longo do meu caminho, ajudaram a que as chamas da música continuem queimando forte", escreveu Corea em uma mensagem que sua equipe divulgou em forma de comunicado. "É minha esperança que aqueles que se sentirem inclinados a tocar, escrever, atuar ou algo similar, o façam. Se não for por vocês, que seja pelo resto de nós. Não só o mundo precisa de artistas, como também é muito divertido", acrescentou.

Chick, nascido Armando Anthony 'Chick' Corea, tinha 79 anos e se tornou uma das lendas do jazz a partir do início dos anos 1970, quando seguiu os apontamentos de Miles Davis, inquieto com a perda de espaço do jazz para o rock em alta na época, e ajudou a fundar o subgênero conhecido como jazz rock, ou jazz fusion.

Sua aparição no meio foi com o grupo Return to Forever, por onde passaram instrumentistas como Stanley Clarke, Al Di Meola, Lenny White, Bill Connors e os brasileiros Flora Purim e Airto Moreira. Foi uma das maiores potências do fusion, ao lado do Weather Report e do Mahavishnu Orchestra.

Filho de italianos, o pai Armando foi um trompetista de jazz que tocava Dixieland, o relativo branco ao ragtime dos negros, na região de Boston nos anos 1930 e 1940. Assim, o pequeno Chick conheceu um piano aos 5 anos. Suas influências vieram sobretudo do vigor do bebop tocado por Dizzy Gillespie, Charlie Parker, Horace Silver e Lester Young.

Ele também tocou com Miles Davis por um curto tempo para substituir Herbie Hancock, chegando a tocar no importante álbum Bitches brew e no Miles Davis at the Fillmore. A passagem pelo grupo o fez evoluir ao deixá-lo, investindo em um jazz de vanguarda.

Outra fase se apresenta nos anos 1980, quando, em 1985, forma o grupo The Elektric Band, com o baixista John Patitucci, o guitarrista Frank Gambale, o saxofonista Eric Marienthal, e o baterista Dave Weckl. Durante a quarentena, Chick Corea fez lives de grandes audiências direto de sua casa e lançou um curso para alunos de música sem nunca perder o vigor de seus improvisos.

O compositor, autor de Spain, La fiesta e 500 miles high, fazia parte de um seleto grupo de talentos ao lado de Herbie Hancock e Keith Jarrett que emergiram como alguns dos pianistas mais influentes do século 20. "Ao longo de sua vida e carreira, Chick se deleitou com a liberdade e a diversão de criar algo novo", ressaltou o comunicado. "Embora ele mesmo fosse o primeiro a dizer que sua música falava mais alto do que palavras", afirma o texto.

Corea disse aos seus "incríveis amigos músicos" que eram como uma família para ele, e que "havia sido uma bênção e uma honra aprender e tocar com todos". "Minha missão sempre foi levar a alegria de criar a todos os lugares que pude, e a riqueza da minha vida foi ter sido capaz de fazer isso com todos os artistas que admiro tão profundamente", escreveu Corea.


Agência Estado/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!