Coronavírus

15/02/2021 | domtotal.com

São Paulo já registra 25 casos de variante brasileira do novo coronavírus

Alguns casos são de transmissão autóctone, sem relação com pessoas que estiveram no Amazonas

Pesquisadores descartaram que a variante esteja relacionada com a encontrada no Reino Unido
Pesquisadores descartaram que a variante esteja relacionada com a encontrada no Reino Unido (Itamar Crispim/Fiocruz)

O estado de São Paulo já contabiliza 25 casos da variante brasileira do novo coronavírus, a P1, dos quais 16 são autóctones (de transmissão interna). A informação foi revelada pelo secretário de estado da Saúde de São Paulo Jean Gorinchteyn, durante entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo.

O município com o maior número de registros é Araraquara, no interior paulista, que decretou lockdown a partir desta segunda por causa do aumento de casos e de óbitos pela Covid-19. Infratores estarão sujeitos a multas que variam de R$ 120 a R$ 6 mil.

Segundo o secretário, a pasta foi informada de que a presença da cepa britânica foi descartada, mas o número de casos da cepa brasileira aumentou. "Agora, pela manhã, a pesquisadora Ester Sabino (da Universidade de São Paulo) nos comunicou que, três cepas que tinham sido colocadas como cepas britânicas, foram resequenciadas e afastou-se a possibilidade da cepa britânica, porém, aumentou a estatística. Nós tínhamos oito casos em Araraquara para a cepa P1, do Amazonas, e elas passaram a consagrar como 12 casos agora. Por outro lado, nos deixa mais tranquilos, porque não temos duas cepas diferentes circulando, mas uma nova cepa", informou.

A pesquisadora explicou que as amostras foram sequenciadas utilizando uma nova técnica. "Os resultados da sexta-feira foram baseados em uma técnica nova de PCR para tipagem, mais rápida e barata. Ainda não tínhamos sequenciado os casos. Durante o final de semana, nós sequenciamos e as amostras P1 confirmaram o resultado, mas as três amostras suspeitas de B 1.1.7 não foram confirmadas por sequenciamento".

Gorinchteyn informou ainda que os 12 casos do município são autóctones, assim como três de Jaú e um da capital, que foi anunciado no último sábado (13). Dessa forma, a nova variante já está circulando em quatro municípios do estado.

Em entrevista à CNN, a pesquisadora afirmou que "o mundo é muito conectado e já é grave o fato de encontrarmos em Manaus. São Paulo é a principal rota dos aviões que vêm de Manaus, então, é de se esperar que São Paulo seja um dos próximos focos da transmissão dessa variante".


Agência Estado/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!