Esporte

16/02/2021 | domtotal.com

Ex-atacante argentino Leopoldo Luque morre por complicações de Covid-19

Luque foi campeão com a Argentina em 1978. Na seleção, marcou 22 gols em 45 jogos, além de se destacar nas equipes do River Plate e do Unión de Santa Fe

Leopoldo Luque (à direita) em ação pela seleção da Argentina contra a França, na Copa do Mundo de 1978
Leopoldo Luque (à direita) em ação pela seleção da Argentina contra a França, na Copa do Mundo de 1978 (Staff/AFP)

Leopoldo Jacinto Luque, um dos principais jogadores do futebol argentino na década de 1970 e campeão com a Argentina na Copa do Mundo de 1978, morreu nessa segunda-feira (15) de ataque cardíaco, enquanto estava internado por contágio do Covid-19, informaram fontes hospitalares.

Aos 71 anos, Luque contraiu o novo coronavírus que originou uma pneumonia bilateral (infecção e inflamação dos dois pulmões), indicaram as fontes de um hospital de Mendoza (oeste do país). Ele estava hospitalizado há mais de um mês, de acordo com o jornal Olé.

Pela seleção argentina, o ex-atacante marcou 22 gols em 45 jogos, além de se destacar nas equipes do River Plate e do Unión de Santa Fe, província onde nasceu. Entre 1983 e 1984, ele também atuou no Santos. Pelo River, fez 75 gols em 176 jogos, conquistando cinco vezes o campeonato argentino.

"Com técnicos como o (César) Menotti na seleção ou como o (Ángel) Labruna no River, me senti o melhor atacante do mundo", disse o ex-jogador em uma entrevista.

Na Copa do Mundo de 1978, balançou as redes quatro vezes, marcando contra a Hungria (vitória por 2 a 1), França (2 a 1) e duas vezes na goleada por 6 a 0 sobre o Peru, numa partida polêmica que levou a seleção local à final contra a Holanda, na qual venceu por 3 a 1 na prorrogação. Como treinador se estabeleceu em Mendoza, província onde dirigiu vários clubes.

Luque ainda teve uma brevíssima passagem pelo futebol brasileiro, atuando pelo Santos em 1983 em apenas cinco partidas.


AFP/Agência Estado/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!