Brasil

22/02/2021 | domtotal.com

A soma dos sonhos perdidos

Tenho pesadelos terríveis quando acordo e vejo essa gente furando todas as filas possíveis e desdenhando dos pobres e remediados em meio à velha falsa premissa de 'Deus-pátria e família'

Nesse pesadelo gente má faz arminhas com as mãos, exalta compra de revólveres e espingardas
Nesse pesadelo gente má faz arminhas com as mãos, exalta compra de revólveres e espingardas (Carl de Souza/AFP)

Ricardo Soares*

Durmo bem mas tenho pesadelos terríveis quando acordo. Neles o meu país, aquele onde nasci, cresci e me reproduzi foi tomado por uma malta de corruptos e assassinos desqualificados que exaltam mortes e armas enquanto muita gente pede soluções para uma peste que dizima parte da população.

Nesse pesadelo gente má faz arminhas com as mãos, exalta compra de revólveres e espingardas e se utiliza de todo calibre de agressões físicas e verbais contra oponentes, imaginários ou não, rindo da solidariedade humana, da empatia e da gentileza. Essa gente preda, ofende, maltrata, machuca, é racista, homofóbica , crê nas tolas premissas das "patriotadas" e vê o nazismo com bons olhos.

Tenho pesadelos terríveis quando acordo e vejo essa gente furando todas as filas possíveis e desdenhando dos pobres e remediados em meio à velha falsa premissa de "Deus-pátria e família". São as tais "pessoas de bem" que tanto mal causam.

Essa gente quer derrubar árvores, exterminar índios, inundar de lixo os mananciais, promover a caça e pesca predatória, rir da ciência dizendo que a Amazônia não queima pois é úmida e que a Terra, ora pois, é plana. Essa gente acredita em mito falso, em ET Bilu e na convergência evangélica das ignorâncias.

Durmo bem, mas acordo todo dia em meio a pesadelos terríveis que são a soma dos nossos sonhos perdidos.

Ricardo Soares é escritor, jornalista, documentarista e roteirista. Publicou 9 livros, dirigiu 12 documentários

O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!