ESDHC

23/02/2021 | domtotal.com

Recepção de calouros virtual marca o início das aulas do 1º semestre

Evento remoto contou com apresentações e tutoriais de professores, alunos e funcionários das instituições

Professores Rogério Vieira, Aline Oliveira e Camila Martins respondem dúvidas dos estudantes
Professores Rogério Vieira, Aline Oliveira e Camila Martins respondem dúvidas dos estudantes Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
Reitor Paulo Umberto Stumpf SJ, da Dom Helder Escola de Direito
Reitor Paulo Umberto Stumpf SJ, da Dom Helder Escola de Direito Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
Reitor Franclim Sobral de Brito, da EMGE Escola de Engenharia e Computação
Reitor Franclim Sobral de Brito, da EMGE Escola de Engenharia e Computação Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
Professor Pedro Esteves fala sobre aprendizagem 4.0
Professor Pedro Esteves fala sobre aprendizagem 4.0 Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
Professores Pedro Esteves e Rogério Vieira respondem dúvidas dos estudantes
Professores Pedro Esteves e Rogério Vieira respondem dúvidas dos estudantes Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
Edmilson Ferreira, coordenador do Ensino a Distância
Edmilson Ferreira, coordenador do Ensino a Distância Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
Representantes do CSI apresentam oportunidades de intercâmbios e simulações
Representantes do CSI apresentam oportunidades de intercâmbios e simulações Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
Professores Edmilson Ferreira e Rogério Vieira
Professores Edmilson Ferreira e Rogério Vieira Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
Rogério Vieira e os representantes de TI, Dayana Fernandes, e da Biblioteca, Lucas Martins
Rogério Vieira e os representantes de TI, Dayana Fernandes, e da Biblioteca, Lucas Martins Foto (Necom Dom Helder e EMGE)
Lindon John e Rafaella Matos, diretores das atléticas da EMGE e da Dom Helder
Lindon John e Rafaella Matos, diretores das atléticas da EMGE e da Dom Helder Foto (Necom Dom Helder e EMGE)

A Dom Helder Escola de Direito e a EMGE Escola de Engenharia e Computação promoveram, nesta terça-feira (23), a recepção de calouros virtual do primeiro semestre de 2021. O evento aconteceu nos turnos da manhã, das 10h às 12h, e da noite, das 18h30 às 20h10, e foi transmitido pelo YouTube, em decorrência da pandemia da Covid-19.

A recepção foi conduzida por Rogério Vieira, coordenador do Núcleo de Ensino Personalizado (NEP), que deu as boas-vindas para os calouros. A tradição e a excelência das Escolas foram lembradas por Paulo Umberto Stumpf SJ, reitor da Dom Helder, e Franclim Sobral de Brito, reitor da EMGE. Eles também discursaram sobre o esforço de todos os funcionários, professores e alunos, que mantiveram as instituições em pleno funcionamento, através de um sistema híbrido, desde o início da pandemia.

"Ao estudar ou trabalhar na Dom Helder e na EMGE, vocês fazem parte de uma comunidade: a Rede Internacional Jesuíta de Educação. São mais de 200 universidades, 3,5 mil colégios, além de centros de pesquisa de comunicação e extensão do ensino presentes em todos os continentes. Isso significa portas que se abrem, perspectivas e horizontes para um mundo de conhecimento e intercâmbio acadêmico e profissional", explicou o reitor da Dom Helder ao apresentar as conquistas e desafios das Escolas. 

“O início de qualquer atividade supõe três movimentos: expectativa, esperança e muito entusiasmo. É assim que nós recebemos a todos, convictos que, embora estejamos atravessando este momento difícil em nossas vidas, como já pontuou o Padre Paulo, nossa esperança se agiganta, e não nos deixa parar. Seguimos em frente com empatia e solidariedade”, pontuou o reitor da EMGE. 

Apontando a qualidade em dose dupla, marca da parceria entre as Escolas, o engenheiro jurídico Pedro Esteves, graduado em Direito pela Dom Helder e pesquisador na EMGE, apresentou a sua experiência na construção de um aprendizado em sintonia com as novas realidades do mundo moderno. Falou sobre novas tecnologias aplicadas ao Direito e destacou o conceito da aprendizagem 4.0, referente a 4ª Revolução Industrial. Pedro também tirou dúvidas dos calouros e participantes do evento. 

Plataformas Virtuais

O professor Edmilson Ferreira, coordenador do Ensino a Distância (EaD), explicou sobre a estrutura da modalidade e ferramentas virtuais de aprendizagem que serão utilizadas ao longo da graduação, como o Microsoft Teams, além de um breve tutorial sobre o acesso à plataforma Moodle e uso da mesma.

Dayana Fernandes, analista de TI da Dom Helder, apresentou um passo a passo sobre como os calouros podem acessar o Portal Educacional, além de mostrar funcionalidades da ferramenta. Dayana também se colocou à disposição para o esclarecimento de dúvidas por parte dos calouros através dos e-mails informatica@domhelder.edu.br ou informatica@emge.edu.br .

Em seguida, Lucas Martins, coordenador da Biblioteca da Dom Helder e da EMGE, apresentou o acervo das instituições, e destacou a avançada estrutura tecnológica e a constante atualização das obras. Explicou também que, neste período de pandemia, o setor está funcionando mediante agendamento, com regras para os empréstimos e utilização dos recursos disponibilizados.

CSI E ATLÉTICAS

O Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) da Dom Helder e da EMGE foi apresentado aos calouros pelas professoras e coordenadoras Aline Oliveira e Camila Martins, com o apoio dos alunos Lindon John, estagiário do CSI pela EMGE, e Rafael Rocha, estagiário do CSI pela Dom Helder. A equipe explicou todo o funcionamento do setor, além de citar algumas ações promovidas, como viagens de delegações da Dom Helder para competir em países estrangeiros e o Campeonato Estadual de Matemática (CEM), promovido pela EMGE. Além disso, as professoras deram uma dica importante: "fiquem atentos aos lançamentos de editais para participação em competições do CSI".

As estudantes Karoline Paiva e Rafaella Matos, diretoras da Atlética da Dom Helder, apresentaram um vídeo sobre o funcionamento da Atlética, os seus diretores, modalidades, eventos e outras informações. Lindon John, representante da Atlética da EMGE, exibiu dois vídeos promocionais sobre sua Atlética, e convidou os calouros a participarem das atividades e eventos promovidos.

Ao final da recepção, Rogério Vieira destacou a formação da primeira turma de Ciência da Computação da EMGE na turno da manhã, contou sobre o Kit Acadêmico que será ofertado aos calouros de ambas instituições e deixou as instruções para a retirada do presente. O coordenador do NEP encerrou a recepção com o desejo de um ótimo semestre para todos os calouros e calouras da Dom Helder e da EMGE.

Confira os vídeos completos da Recepção de Calouros nos canais da Dom Helder e da EMGE!


Necom Dom Helder e EMGE



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!