Cultura

26/02/2021 | domtotal.com

Sapiência

Dias de lembrança de antigos sempre novos ditados e reflexões, que enfeixam a sabedoria de muitos há muito

Quando você sentir que não pode sequer suportar mais um minuto, não desista! Porque esse será o momento e lugar que o curso irá desviar!
Quando você sentir que não pode sequer suportar mais um minuto, não desista! Porque esse será o momento e lugar que o curso irá desviar! (Sage Friedman / Unsplash)

Eleonora Santa Rosa*

Dias de muita transpiração e inspiração moderada, dias de lembrança de antigos sempre novos ditados e reflexões, que enfeixam a sabedoria de muitos há muito:

Ciclo de provérbios árabes:

Não diga tudo quanto sabes
não faças tudo quanto podes
não creias em tudo quanto ouves
não gastes tudo quanto tens
porque
quem diz tudo quanto sabe
quem faz tudo quanto pode
quem crê em tudo quanto ouve
quem gasta tudo quanto tem
muitas vezes
diz o que não convém
faz o que não deve
julga o que não vê
gasta o que não pode


Sua função é viver sua vida de forma que faça sentido para você, não para eles eles.

Inicie um projeto enorme e insensato, como Noé… Não faz absolutamente nenhuma diferença o que as pessoas pensam de você.

NUNCA DESISTA DE SI MESMO.

Quando você passar por um período difícil, quando tudo parecer se opor a você… Quando você sentir que não pode sequer suportar mais um minuto, não desista! Porque esse será o momento e lugar que o curso irá desviar!

Rumi, místico, teólogo e poeta sufi persa do século 13.


Começa cada dia por dizer a ti próprio: Hoje vou deparar com a intromissão, a ingratidão, a insolência, a deslealdade, a má vontade e o egoísmo - todos devidos à ignorância por parte do ofensor sobre o que é o bem e o mal. Mas, pela minha parte, já há muito percebi a natureza do bem e a sua nobreza, a natureza do mal e a sua mesquinhez, e também a natureza do próprio culpado, que é meu irmão (não no sentido físico, mas como meu semelhante, igualmente dotado de razão e de uma parcela do divino); portanto nenhuma destas coisas me ofende, porque ninguém pode envolver-me naquilo que é degradante.

Marco Aurélio, imperador-filósofo romano. Sábio à borda do precipício. Fragmento extraído de suas Meditações.


Nada nos negócios humanos julgamos mais iníquo do que serem as cousas justas pervertidas por maledicências, que alguém receba a infâmia de um crime quando mais mereceria uma honra. Muitas cousas se fazem de modo puro e com um só olho; a mão esquerda não se alia à destra, nenhum fermento corrompe a massa, nem se tece veste de linho e lã. Contudo, pelas prestidigitações dos perversos, a obra piedosa é mentirosamente transformada num monstro. Não admira: essa é a reprovável condição da natureza pecadora, que não apenas em fatos moralmente dúbios sentencia a favor da pior parte, como também muitas vezes deforma com maliciosa subversão aquela que tem aparência de retidão.

The Philobiblion (ou o amigo dos livros), Ricardo de Bury (1281/1345).

*Eleonora Santa Rosa - Jornalista, gestora e empreendedora cultural, foi Secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais. Ex-diretora do Centro de Estudos Históricos e Culturais da Fundação João Pinheiro, exerceu diversas funções públicas ao longo de sua trajetória de mais de 35 anos de trabalho. Recentemente, de novembro de 2017 a novembro de 2019, dirigiu o Museu de Arte do Rio - MAR. Estrategista Cultural, concebeu, coordenou e implantou diversos projetos, programas, iniciativas e equipamentos culturais de repercussão nacional. É fundadora e diretora do Santa Rosa Bureau Cultural, prestando assessoria e consultoria cultural nos mais diversos segmentos, tanto públicos como privados. Autora do livro Interstício

O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outros Artigos