Coronavírus

25/02/2021 | domtotal.com

Covid-19: Bahia terá dois dias de restrição total para evitar colapso no sistema de saúde

Nova variante agrave situação da pandemia em várias cidades do Brasil

Bahia tem disparada nos casos de Covid-19
Bahia tem disparada nos casos de Covid-19 (Jefferson Peixoto/Secom)

Salvador e outros 416 municípios da Bahia terão as atividades não essenciais suspensas por dois dias, a partir das 17h desta sexta-feira (26). O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Rui Costa (PT), em coletiva conjunta com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), e gestores da Região Metropolitana, na manhã desta quinta-feira (25). A medida, segundo o governador, é a única maneira de tentar frear o avanço da pandemia de coronavírus.

Estão suspensas todas as atividades consideradas não essenciais, a exemplo do funcionamento do comércio, bares e restaurantes. Cinema, teatro, todas as atividades culturais, e até as políticas e religiosas, também estão suspensas. O governo prefere, contudo, não denominar a medida um lockdown, que é o bloqueio da circulação de pessoas, sobretudo a locais públicos, além do funcionamento de determinados estabelecimentos, por determinação do Estado e sob punição.

"Não será permitido funcionamento em nenhum horário de bar e restaurante, exceto por delivery, que estamos esticando até a meia-noite. Não haverá transporte público durante o toque de recolher."

Também está proibida a venda de bebida alcoólica até mesmo nos supermercados. Um dos serviços essenciais, o esquema de vacinação, retomado hoje, funciona normalmente durante o fim de semana.

Na Bahia, a suspensão das atividades será iniciada de forma gradativa, sendo o comércio de rua suspenso às 17h, os bares e restaurantes às 18h e, por último, os shoppings, às 20h. De acordo com Rui Costa, o objetivo é escalonar o uso do transporte público. Outras decisões podem ser tomadas até domingo (28).

À beira do colapso

A situação da Bahia começou a se agravar nas últimas duas semanas, o que elevou a taxa de ocupação de leitos de UTI para 83% nesta quinta-feira (25). Das 1.113 vagas reservadas à terapia intensiva para adultos, 922 estão ocupadas. Na UTI pediátrica, a ocupação é de 64%. Os leitos de enfermaria destinados aos adultos atingiram 59% do limite. São 1.028 vagas, mas 609 já estão preenchidas. Quanto aos voltados para as crianças, são 37 ocupados, de um total de 51, o que corresponde a 73% da capacidade.

Segundo o governador, 195 pessoas aguardam na fila de regulação por vagas em leitos de UTIs, o que eleva a taxa de ocupação da rede para 82%, à beira de um colapso. "Apesar dos esforços, da ampliação de leitos, cresce o número de pacientes internados. Então, conjuntamente, decidimos interromper as atividades não essenciais. Pouquíssimas estarão permitidas, apenas as que têm relação com a saúde pública e alimentação", afirmou Rui, ao adiantar que as restrições estão válidas até as 5h da segunda-feira (29).

Prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) reforçou o discurso do governador e afirmou que a capital regulou, nas últimas 24 horas 66 pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). "E ainda temos 67 em espera. Efetivamente, este é o pior momento da pandemia. É um número que supera o dobro do pico da primeira onda, quando precisamos regular 64 ao todo".

Até as 15h desta quinta-feira (25), o rstado havia registrado 669.821 casos de Covid-19. Destes, 19.067 estão ativos e outros 639.286 se recuperaram. A Bahia registrou um total de 11.468 mortes pelo novo coronavírus.


Agência Estado



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!