Coronavírus

03/03/2021 | domtotal.com

Prefeitura de BH decide não fechar o comércio, mas adia retorno das aulas presenciais

Dois dos três indicadores que embasam as decisões do comitê estão no nível vermelho

BH mantém atividades não essenciais em funcionamento
BH mantém atividades não essenciais em funcionamento Foto (Amira Hissa)

Rômulo Ávila

Mesmo diante do avanço da pandemia do novo coronavírus em Belo Horizonte, a prefeitura decidiu manter o funcionamento da cidade sem qualquer alteração. Após uma longa reunião de integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19  na tarde desta quarta-feira (3), ficou definido apenas o adiamento do retorno das aulas presenciais da educação infantil em uma semana: do dia 8 para o dia 14.

Sem mudança, o funcionamento do comércio e demais atividades permanece o mesmo na capital o mesmo.“Nós decidimos esperar mais uma semana por causa de dois dos três indicadores estarem no vermelho”, disse o secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado.

Dois dos três indicadores que embasam as decisões do comitê estão no nível vermelho na capital mineira: a velocidade de transmissão do vírus, chamada de RT, está em 1,20 (o recomendado é que o índice fique sempre abaixo de 1) e a ocupação de leitos de terapia intensiva está em 76,3%.

A última vez que a transmissão esteve em nível de alerta vermelho em BH foi em  29 de maio, quando atingiu 1,24.

Até essa terça-feira (2), Belo Horizonte tinha registrado 113.200 casos de Covid-19 e  2.763 óbitos em decorrência da doença. Do total de infectados,  4.824 estão em acompanhamento e 105.613 pessoas venceram a doença.

Brasil

A taxa de transmissão (Rt) da covid-19 no Brasil aumentou significativamente em relação às duas últimas semanas, segundo dados divulgados semanalmente pela Imperial College, de Londres. A Rt passou de 1,02 e 1,03 para 1,13 (podendo variar entre 1,10 e 1,15) - o que significa dizer que 100 pessoas infectadas contaminam outras 113.

A taxa deve estar abaixo de 1,0 para que a pandemia seja considerada controlada. Desde dezembro, o país apresenta Rt acima de 1,0, indicando que a doença está fora de controle. De acordo com estimativas da universidade britânica, o Brasil deve registrar nesta semana até 9.500 mortes.


Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.