Brasil Política

05/03/2021 | domtotal.com

O lamento da Pátria nesse instante

'Temos um cenário desolador, desumano, de consequências catastróficas'

Pandemia está fora de controle no Brasil
Pandemia está fora de controle no Brasil (Amazônia Real)

Eleonora Santa Rosa*

Não se trata de ter coração ou não. Se trata de ter caráter, empatia, dignidade, ética, responsabilidade, civilidade, solidariedade, hombridade, honradez, senso de coletividade, de cidadania e de honestidade. Portanto, na ausência completa ou na deficiência absoluta de tais atributos fundamentais para os seres humanos em geral, e, principalmente, para aqueles que exercem funções de alta liderança e autoridade nas mais importantes posições públicas, temos um cenário desolador, desumano, de consequências catastróficas.

O Brasil paga hoje um preço em corpos sobrepostos por ser conduzido, na mais grave crise sanitária e humanitária de sua história, por um ser indigente em afeto, inteligência e integridade, um pusilânime partidário do cinismo e da ignorância, adepto do compadrio, do servilismo e da vassalagem togada, uniformizada, engravatada, cercado ainda por espécimes empresariais cuja federação máxima tem na sua presidência um áulico de primeira grandeza.

Embusteiros, viseiros e useiros da boa fé de milhares de ingênuos e simplórios; de egoístas, cafajestes e individualistas, muitos; e de crédulos e simpatizantes, tantos outros; todos refletidos na impostura do algoz principal, do desalmado-mór.

Aí reside a questão, o pústula tem coração, envenenado, carcomido, por suposto, o que não possui é alma e espírito. Vagará entre nós como um vampiro, um sanguessuga, até que a última gota de sangue da pátria se esvaia.

Meia volta, volver?! Ainda há tempo?!

*Ex-secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, ocupou diversas funções públicas de relevo e desenvolveu projetos de educação patrimonial e de patrimônio cultural de repercussão nacional. Ex-diretora executiva do Museu de Arte do Rio - MAR (de novembro de 2017 a novembro de 2019), é considerada uma das mais experientes e respeitadas profissionais no campo da viabilização, implantação e soerguimento de equipamentos culturais no país. Estrategista e gestora cultural, tem larga experiência editorial; foi responsável pela publicação de mais de meia centena de obras voltadas à história e à cultura de Minas Gerais, tendo sido coordenadora editorial das consagradas Coleções Mineiriana e Centenário da Fundação João Pinheiro. Diretora do Santa Rosa Bureau Cultural, é autora do livro Interstício

O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!