Brasil Cidades

12/03/2021 | domtotal.com

Kalil amplia restrições em Belo Horizonte em meio ao agravamento da pandemia de Covid-19

Pela primeira em um ano, os três indicadores que monitoram a doença entraram em alerta vermelho

Decisão mais dura de Kalil contra pandemia foi anunciada nesta sexta-feira
Decisão mais dura de Kalil contra pandemia foi anunciada nesta sexta-feira (Amira Hissa/PBH)

Uma semana depois de fechar atividades não essenciais na cidade, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) ampliou, nesta sexta-feira (12), as medidas de restrições em Belo Horizonte. O endurecimento das regras é mais uma tentativa de conter o avanço do novo coronavírus da cidade.

As atividades suspensas são: comércio da construção civil (varejo), cursos de língua, danças e artes. Praças públicas, parques, locais de caminhadas serão fechados.  Já os restaurantes só vão poder fazer delivery e devem funcionar de porta fechada, sem entrega no local. Cultos e celebrações de todas as religiões estão proibidos.

O prefeito ainda disse que a fiscalização será rigorosa e que a prefeitura faz um estudo sobre atividades em prédios comerciais que estariam desrespeitando as medidas de restrições. "A fiscalização será implacável na cidade de Belo Horizonte com quem ignora a doença".  

A decisão é tomada diante do agravamento da pandemia na capital. Nessa quarta-feira (11), pela primeira em um ano, os três indicadores que monitoram a Covid-19 (ocupação de leitos de enfermaria, de UTI e a taxa de contágio) entraram em alerta vermelho.

O índice que mede a velocidade de transmissão da doença, chamado de RT, estava em 1,22 nessa quinta-feira (11), segundo maior nível de toda pandemia. O maior patamar foi 1,24, registrado em maio de 2020. Já a taxa de ocupação em leitos de terapia intensiva (UTI) chegou a 89,4% e nos leitos de enfermaria 75,6%.

Até essa quarta-feira (11), BH confirmou 2.869 mortes e 120.837 casos confirmados da doença, dos quais 112.120  conseguiram vencer a doença e 5.848 em acompanhamento.


Rômulo Ávila/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!