Mundo

16/03/2021 | domtotal.com

Bibian Mentel brilha até o fim

A mulher esportiva que mexeu positivamente com a mente de milhões de pessoas, através de sua coragem e força de vontade

A atleta holandesa de snowboorden, Bibian Mentel,  está para morrer, mas não entrega os pontos. Mesmo doente, ela ainda sorri e disse que vai viver cada segundo de sua vida
A atleta holandesa de snowboorden, Bibian Mentel, está para morrer, mas não entrega os pontos. Mesmo doente, ela ainda sorri e disse que vai viver cada segundo de sua vida (Reprodução Instagram @bibianmentel)

Lev Chaim*

Bibian Mentel iniciou a sua carreira de esporte com snowboard em 1993, quando ainda estudava Direito em Amsterdã. Sua primeira corrida internacional foi em 1996. Nesse dia, ela caiu e isso afetou o osso e o nervo da perna, de onde foi constatado também um tumor cancerígeno maligno. O tumor foi retirado. Mais tarde, ao reiniciar os treinos, foi constatado que o tumor havia voltado e, ela, depois de discutir os prós e os contras, decidiu por amputar a perna e colocar uma prótese. Mesmo assim, ela não desistiu do esporte e conseguiu várias medalhas de ouro, tal qual nos paraolímpicos de Salt Lake City, em 2002. Neste momento, o mundo toma conhecimento da bravura dessa atleta. Os filhos e o marido, Edwin Spee, são seus maiores incentivadores.

Faz 21 anos, desde que foi constatado o câncer pela primeira vez em sua perna, resultando na amputação da mesma e o aviso dos médicos de que a sua carreira esportiva estava terminada, que Bibian lutou como uma leoa para continuar a sua carreira nos esportes paraolímpicos. Durante as suas prestações esportivas, o câncer voltou 15 vezes a importuná-la. Mesmo assim ela se tornou campeã de snowboard e ganhou três medalhas. Mas agora, após ouvir que o câncer havia se espalhado pelo cérebro, ela e os médicos perceberam que não havia mais jeito: sua morte estava próxima. Ainda assim, Bibian se mostra resiliente e dá um exemplo de coragem ao mundo e a todos ao seu redor. "Meu fim está próximo, pode ser neste próximo final da semana, mas, viverei cada segundo, de cada dia, como se fosse único e com toda a força e alegria", disse.

Ela iniciou a Fundação Mentalidade e deu vários seminários explicando a razão interna de seu comportamento, tentando estimular a todos que estivessem passando pelos mesmo problemas que ela. Nesses últimos dias, ela não foi direto falar em suas apresentações e nem em programas de televisão, mas fez o seu aparecimento através de uma tela, de onde todos puderam comprovar que Bibian, apesar de tudo, estava bem e com força suficiente para cumprir o que disse: tentar viver cada segundo de sua vida que lhe resta. "Cada dia que me levanto, e vejo o sol, o meu marido ao meu lado, fico feliz. São nas pequenas coisas que você tira força para seguir em frente, até o momento final".

Nesta sua última fase de sua vida, Bibian tenta de todos os modos participar digitalmente de entrevistas e seminários para a sua Fundação. Ela o faz, para que as pessoas possam descobrir que a força de vontade é um grande elemento dentro do ser humano. É uma força que move montanha e conforta as pessoas que estão na mesma situação. "Quando tive câncer pela primeira vez, disse para mim mesma 'é de muito valor eu socializar a minha história'. Se eu atingir uma pessoa doente, já valeu a pena. Espero que as pessoas possam me ouvir e aprender: nós vamos todos morrer algum dia, isto é um fato; como, depende de você próprio em como lidar com o fato".

Enquanto escrevia estas linhas, um pensamento corria pela minha cabeça: pode ser que ela já esteja morta, ou pode ser que ela não dure até o final da semana. Mas antes de ficar triste e abalado, pensei em seguida tudo que ela vem fazendo para estimular as pessoas em suas condições a viver, curtir, até o momento final. Ou seja: não se entregar de forma alguma. Em seu caso, Bibian tem os filhos, o marido e amigos e ainda milhões de fãs que estão ao par de seu destino e torcem positivamente para ela. Deus, tenha piedade de todos nós e proteja essas últimas horas ou dias de Bibian Mentel, a mulher esportiva que mexeu positivamente com a mente de milhões de pessoas, através de sua coragem e força de vontade. Com certeza, ela vai brilhar até o fim!

*Lev Chaim é jornalista, colunista, publicista da FalaBrasil e trabalhou mais de 20 anos para a Radio Internacional da Holanda, país onde mora até hoje. Ele escreve todas as terças-feiras, para o Dom Total

O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!