Religião

22/03/2021 | domtotal.com

Presidente da França faz ligação para o papa tratando da viagem ao Iraque

Entre os temas da conversa esteve a preocupação de ambos com o crescimento do 'jihadismo' na África

Francisco esteve no Iraque no início do mês de março, numa deslocação arriscada mas que correu muito bem
Francisco esteve no Iraque no início do mês de março, numa deslocação arriscada mas que correu muito bem (Vatican News)

O presidente francês Emmanuel Macron felicitou este domingo, num contato telefônico, o papa Francisco pela sua recente viagem ao Iraque, que qualificou de "verdadeira viragem" para o Médio Oriente, indicou o palácio do Eliseu, sede do governo.

Este contato, segundo o Eliseu feito a pedido do papa, foi o quarto desde a eleição de Macron em 2017, com o último efetuado em 30 de outubro, um dia após o ataque com arma branca que provocou três mortos numa igreja de Nice.

Macron "começou por felicitar o papa Francisco pela sua histórica viagem ao Iraque e sublinhar o seu impacto e importância, considerando-a uma verdadeira viragem para a região", segundo a presidência.

No início de março, e durante três dias, Francisco efetuou a primeira deslocação de um sumo pontífice ao Iraque, um país regularmente afetado por violências, e deslocou-se a Bagdad, Mossul e Qaraqosh, no Norte, uma região que esteve sob domínio dos "jihadistas" do Estado Islâmico.

Emmanuel Macron e o papa também "partilharam as suas reflexões e inquietações face às crises que desestabilizam numerosas regiões do mundo: a expansão do 'jihadismo' na África, do Sahel à costa Leste do continente, a situação na Líbia e, de forma mais geral, a instabilidade provocada por países que utilizam a diplomacia religiosa com objetivos políticos", acrescentou o Eliseu.

O presidente francês, que se deslocou ao Vaticano em junho de 2018, evocou ainda com o papa "os desafios no mundo pós-Covid, o tema do livro publicado pelo santo padre em dezembro", precisou a mesma fonte.


Rádio Renascença



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!