Religião

01/04/2021 | domtotal.com

Líderes católicos lançam manifesto pela vacinação global contra a Covid-19

Inspirada pelo papa Francisco, Academia de Líderes Católicos exige vacinação universal solidária com quebra de patentes e ampliação de recurso do Covax

Líderes Católicos defendem vacinação universal contra Covid
Líderes Católicos defendem vacinação universal contra Covid (Marco Bertorello/AFP)

Thiago Ventura

Lideranças católicas da América Latina e de outros países lançaram um  manifesto exigindo a vacinação universal contra a Covid-19.  Enquanto países desenvolvidos conseguem ampliar a vacinação, nações em desenvolvimento sequer começaram o processo.

O documento é proposto pela  Academia Latino-Americana de Líderes Católicos, entidade internacional sem fins lucrativos que promove formação política e cristã com a ajuda da Doutrina Social da Igreja  (DSI). O texto abre com citação do papa Francisco, feita na mensagem  Urbi et Orbi do Natal de 2020.

"Peço a todos, nomeadamente aos líderes dos Estados, às empresas, aos organismos internacionais, que promovam a cooperação, e não a concorrência, na busca duma solução para todos: vacinas para todos, especialmente para os mais vulneráveis e necessitados em todas as regiões da Terra. Em primeiro lugar, os mais vulneráveis e necessitados", declarou o pontífice.

Ao longo de 12 tópicos, os Líderes Católicos explanam sobre a importância da vacinação universal, com especiação atenção aos pobres. O documento destaca a necessidade de ampliar recursos para o projeto Covax Facility,  liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) além da quebra de patente de vacinas, insumos e medicamentos para tratamento da Covid-19.

"A vacinação universal não é uma caridade, mas a consequência de um direito humano fundamental, como é o direito à saúde, por meio de ações preventivas por excelência; e é também um dever de justiça justificado por todos os critérios. As vacinas são um bem público internacional, que deve ser acessível a todos, especialmente aos mais pobres", diz o texto.

O manifesto é assinado por representantes de 12 países, incluindo Miguel Ángel Rodríguez Echeverria, ex-presidente da  Costa Rica e ex-Secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). Do Brasil, subscreve Eduardo Almeida, que foi representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento na América Central (BID).

A  Academia Latino-Americana de Líderes Católicos lança campanha para assinatura pelo manifesto. O documento na íntegra pode ser acessado aqui.  Para assinar o manifesto, clique aqui.



Redação Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!