Religião

08/04/2021 | domtotal.com

Vaticano começa projeto de inclusão de surdos

Canais de Youtube do Vatican News inauguram língua gestual para a Itália e Estados Unidos

Paolo Ruffini, chefe do departamento de comunicações do Vaticano, e a irmã Veronica Donatello, chefe do Serviço Nacional dos Bispos italianos para a Pastoral das Pessoas com Deficiências, anunciam os novos canais de linguagem de sinais do Vaticano
Paolo Ruffini, chefe do departamento de comunicações do Vaticano, e a irmã Veronica Donatello, chefe do Serviço Nacional dos Bispos italianos para a Pastoral das Pessoas com Deficiências, anunciam os novos canais de linguagem de sinais do Vaticano (Vatican Media)

A audiência geral do papa Francisco desta quarta-feira (7) foi transmitida nos novos canais de Youtube do Vaticano com tradução em língua gestual italianae também em língua gestual estadunidense.

Desde o fim de semana de Páscoa que estes dois novos canais estão disponíveis na plataforma Youtube. De acordo com o jornal Crux, o projeto Ninguém excluído prevê apresentar ainda este ano outros instrumentos que facilitem o acesso de pessoas com diferentes deficiências às principais meditações do papa Francisco, quer na audiência geral quer nas orações do Angelus e Regina Coeli.

Dentre os próximos lançamentos do departamento de comunicação do Vaticano está um aplicativo móvel para pessoas com deficiências sensoriais. Esse instrumento irá permitir o uso integrado do conteúdo de mídia social do Vaticano, com atenção especial para os deficientes visuais, bem como aqueles com deficiências de comunicação.

As traduções para a Língua de Sinais estão sendo coordenadas pela irmã Veronica Donatello, chefe do Serviço Nacional dos Bispos da Itália para a Pastoral das Pessoas com Deficiência. Ela chamou o novo serviço de "um sinal concreto de resposta e de proximidade a muitas pessoas, especialmente neste tempo histórico em que aqueles que já viviam em condições de fragilidade são testados ainda mais severamente".

O projeto é aparentemente uma resposta à mensagem do papa Francisco de 2020 para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, na qual ele enfatizou a necessidade de "disponibilizar meios adequados e acessíveis para transmitir a fé".

"Também espero que estes possam ser disponibilizados a quem deles precisa, gratuitamente na medida do possível, também por meio das novas tecnologias que se mostraram tão importantes para todos no meio desta pandemia”, disse ele na época.

Esta decisão de lançar canais em língua de sinais no YouTube, então, não é apenas uma resposta a esse apelo, mas marca o último passo que o Vaticano deu nos últimos anos em um esforço contínuo para alcançar pessoas que vivem com uma variedade de deficiências.

Várias conferências foram realizadas pelo departamento do Vaticano para a Nova Evangelização nos últimos anos, focalizando a discussão sobre como a Igreja Católica pode envolver melhor as pessoas com deficiência, com sugestões específicas sendo feitas para desenvolver programas de catequese voltados para os deficientes, especialmente aqueles com deficiência intelectual.


Sete Margens/ Dom Total/Crux



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!