Religião

12/04/2021 | domtotal.com

Cinco padres e duas freiras são sequestrados no Haiti

Sequestradores pediram um milhão de dólares pelo resgate do grupo de religiosos, segundo conferência episcopal

(Fevereiro) Policiais em Porto Príncipe
(Fevereiro) Policiais em Porto Príncipe (Valerie Baeriswyl/AFP)

Sete religiosos católicos, entre eles dois franceses, foram sequestrados neste domingo no Haiti, informou o porta-voz da Conferência Episcopal do país caribenho, que enfrenta uma situação crescente de insegurança.

Cinco padres católicos, entre eles dois franceses, e duas freiras foram sequestrados pela manhã, em Croix-des-Bouquets, perto de Porto Príncipe, enquanto "se dirigiam à instalação de um novo sacerdote", contou o padre Loudger Mazile, segundo o qual os sequestradores exigiram US$1 milhão de resgate.

A polícia suspeita de que um grupo armado atuante na região esteja por trás do sequestro, segundo uma fonte de suas fileiras. Procurada, a embaixada da França não comentou o caso. "A nação deve se levantar para combater estes episódios", afirmou o padre Gilbert Peltrop, secretário geral da Conferência Haitiana. O sequestro ocorre menos de duas semanas depois que homens armados raptaram um pastor e três outras pessoas.

Crise

Os sequestros aumentaram nos últimos meses em Porto Príncipe e no interior do Haiti, o que mostra o poder crescente dos grupos armados. No mês passado, o governo haitiano decretou estado de emergência por um mês em alguns distritos da capital e numa região do interior, a fim de "restabelecer a autoridade do Estado" em áreas controladas por quadrilhas.

O país caribenho, que ocupa cerca de um terço da ilha de Hispaniola nas Antilhas, está passando por uma grave crise econômica, política e social, que pode explodir em revoltas e reviravoltas autoritárias. Há algum tempo tem sido cada vez mais dilacerado por sequestros e crimes violentos que ocorrem em um clima de profunda ruptura causado nos últimos 15 anos por furacões, terremotos e epidemias. Seguiu-se uma emergência humanitária sem precedentes, que continua até hoje, apesar da mobilização da comunidade internacional.


AFP/ Vatican News/ Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!