Brasil Educação

12/04/2021 | domtotal.com

Ministro da Educação demite Benedito Guimarães Aguiar da presidência da Capes

Pasta da Educação segue com rotina de mudanças constantes

Benedito Guimarães Aguiar Neto, presidente da Capes
Benedito Guimarães Aguiar Neto, presidente da Capes (Divulgação/Mackenzie)

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou nesta segunda-feira (12) que vai exonerar Benedito Guimarães Aguiar Neto, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência de fomento à pesquisa ligada à pasta. Ribeiro não explicou os motivos da saída e disse apenas que em breve divulgará seu substituto. Nas últimas semanas, o ministério já trocou o comando da Secretaria da Educação Básica e do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Informo que será publicada hoje a exoneração do Prof. Benedito Guimarães, presidente da CAPES. Agradeço o trabalho realizado nesse período. Informo que o próximo presidente da Capes será um profissional de perfil técnico e acadêmico, cujo nome será divulgado oportunamente", afirmou Ribeiro, em sua conta no Twitter.

A Capes tem como missão avaliar os cursos de pós-graduação no Brasil e divulgar informações científicas. A exoneração de Aguiar Neto, ex-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, será publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira. Ribeiro também é egresso da universidade paulista, onde foi vice-reitor.

Guimarães estava no cargo desde janeiro de 2020, quando foi nomeado pelo então ministro, Abraham Weintraub. Na época, a escolha do professor do Mackenzie para o cargo contemplou a base evangélica, que se sentia preterida em relação ao grupo ligado ao escritor Olavo de Carvalho, que teve bastante influência na pasta durante a gestão Weintraub. Enquanto reitor, Aguiar Neto apoiou a criação de um núcleo de ciência, fé e sociedade no Mackenzie, que tem como um de seus objetivos fazer pesquisas sobre a chamada teoria do Design Inteligente, uma nova vertente do criacionismo.


Agência Estado



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!