Religião

27/04/2021 | domtotal.com

Católicos alemães planejam grande bênção de uniões homoafetivas em 10 de maio

Site divulga diversas igrejas que aderiram ao evento pelo amor

Homem acena a bandeira do arco-íris durante a Primeira Parada Gay em Czestochowa, Polônia, em 8 de julho de 2018
Homem acena a bandeira do arco-íris durante a Primeira Parada Gay em Czestochowa, Polônia, em 8 de julho de 2018 (Maciej Luczniewski/NurPhoto/AFP)

Inés San Martín*
Crux

Desafiando abertamente o Vaticano, vários líderes católicos na Alemanha estão apoiando abertamente a bênção de casais do mesmo sexo, com um encontro de bênção massivo agendado para 10 de maio, em oposição direta ao principal escritório doutrinário de Roma.

O bispo Franz-Josef Overbeck de Essen disse que os padres em sua diocese não enfrentarão nenhuma consequência canônica se decidirem abençoar casais gays e lésbicos no próximo mês como parte do evento chamado "O amor vence, encontro de bênção para os amantes".

No entanto, o site que organiza a campanha não tem as "bênçãos" oficiais de sua diocese para acontecer em 10 de maio ou "por volta dessa data", como informa.

Os comentários ao evento surgiram em uma entrevista com o canal de notícias católico alemão WDR na segunda semana de abril, logo após alguns comentários sobre a Páscoa, quando se argumentou que há "muitas bênçãos para casais gays" na Alemanha. O bispo também disse que a Igreja Católica não deve rejeitar os gays, mas "encontrar maneiras para que os homossexuais possam viver juntos".

A posição de Overbeck está em oposição direta a uma declaração divulgada pela Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) do Vaticano em 15 de março com a aprovação papal.

O documento, é tecnicamente uma resposta a uma pergunta feita à CDF, em que argumenta que a Igreja não pode fazer isso porque "Deus não abençoa o pecado".

O Vaticano nunca disse quem fez a pergunta original.

A resposta causou divisão entre os fiéis e a hierarquia, particularmente na Alemanha, que atualmente está em um caminho sinodal para tentar abordar a resposta da Igreja ao abuso sexual clerical, enquanto ao mesmo tempo revisa os ensinamentos da Igreja sobre sexualidade, celibato sacerdotal e a proibição de ordenar mulheres ao sacerdócio.

Entre os prelados de alto escalão alemães que apoiam a resposta da CDF estão o cardeal Rainer Maria Woelki, arcebispo de Colônia; o bispo Stephan Burger, de Freiburg; e o bispo Rudolf Voderholzer, de Regensburg.

"O amor vence. O amor é uma bênção", diz o site da bênção de 10 de maio para casais do mesmo sexo. "Pessoas que se amam são abençoadas. Em 10 de maio de 2021, nós os convidamos a vários lugares na Alemanha para encontros de bênção. Não queremos excluir ninguém. Celebramos a diversidade dos diferentes planos de vida e histórias de amor das pessoas e pedimos as bênçãos de Deus. Sem qualquer segredo. Nesta página você encontrará os serviços que acontecem e você pode se registrar para participar de um encontro e nos enviar uma bênção".

Os organizadores também pedem que, naquele dia, os católicos na Alemanha usem "símbolos criativos para tornar visíveis quantas pessoas na Igreja percebem a diversidade colorida nos diferentes planos da vida e histórias, que percebem o amor entre as pessoas como um enriquecimento e uma bênção".

Publicado originalmente me Crux


Tradução: Ramón Lara

*Siga Inés San Martín no Twitter: @inesanma



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!