Coronavírus

06/05/2021 | domtotal.com

Vacina da Moderna apresenta dados positivos de eficácia contra variantes

Terceira dose da Moderna ou um reforço específico melhorou os anticorpos contra as variantes da África do Sul e do Brasil

Frascos da vacina do laboratório Moderna
Frascos da vacina do laboratório Moderna (Guillaume Souvant/afp)

A empresa americana de biotecnologia Moderna divulgou nesta quarta-feira (05) os dados iniciais de um pequeno ensaio clínico, que descobriu que suas injeções de reforço melhoraram as respostas imunológicas das pessoas contra variantes do coronavírus que são motivo de preocupação em todo o mundo.

"Estamos animados com esses novos dados, que reforçam nossa confiança de que nossa estratégia de reforço deve proteger contra essas variantes recém-detectadas", disse Stephane Bancel, CEO da empresa.

Quarenta participantes foram testados para seus níveis de anticorpos neutralizantes seis a oito meses após sua série de vacinação primária de duas injeções.

Uma terceira injeção da vacina Moderna original ou um reforço específico melhorou os níveis de anticorpos contra duas variantes importantes, que foram detectadas pela primeira vez na África do Sul e no Brasil.

O reforço específico da variante funcionou melhor do que a injeção original, produzindo quase o dobro de anticorpos neutralizantes. A farmacêutica americana também está testando um terceiro tipo de reforço, que é uma combinação dos outros dois tipos, e planeja anunciar seus resultados em breve.

Anticorpos neutralizantes são proteínas produzidas pelo sistema imunológico que são projetadas para se ligarem a uma estrutura específica de um micróbio.

No caso do coronavírus, essas são suas proteínas espinhosas que pontilham a superfície, dando-lhe sua aparência distinta de coroa, e a ligação a esses espinhos evita que o vírus se fixe e invada nossas células.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!