Religião

07/05/2021 | domtotal.com

Peregrinação a Fátima em 13 de maio está limitada a 7.500 fiéis

Um dos mais importantes centros de devoção mariana, santuário se adapta à pandemia

Imagem de Nossa Senhora no Santuário de Fátima
Imagem de Nossa Senhora no Santuário de Fátima (Vatican News)

O santuário mariano de Fátima, Portugal, anuncia que apenas 7.500 peregrinos poderão participar no espaço de oração localizado ao ar livre, no próximo dia 13 de maio, da sua peregrinação internacional.

De acordo com as normas higiênico-sanitárias anti-Covid, de fato, o local de culto anuncia o limite máximo permitido para presenças no dia em que se comemora a primeira aparição da Virgem Maria aos três pastorinhos, Jacinta e Francisco Marto e Lúcia dos Santos, ocorrida em 13 de maio de 1917.

O site do santuário informa que "em articulação com as autoridades de saúde, como sempre fez, o santuário garantirá uma vez mais o acolhimento dos peregrinos, em total segurança, prosseguindo a aplicação das regras em vigor neste contexto de pandemia em todas as celebrações como o uso obrigatório de máscara, o distanciamento físico e a higienização das mãos."

Oito entradas darão acesso à área de oração e estarão localizadas nos lados norte e sul do santuário. A cada entrada, o pessoal da recepção distribuirá álcool em gel e encaminhará os peregrinos aos seus respectivos lugares, onde deverão permanecer durante toda a celebração. No total, 80 pessoas estarão envolvidas no acolhimento dos peregrinos, incluindo funcionários do santuário e voluntários, entre os quais muitos estudantes.

Os locais a serem ocupados serão indicados por círculos vermelhos. Para a distribuição da Eucaristia, será o sacerdote a se aproximar de cada fiel, evitando assim que este tenha que se deslocar.

"Numa atitude responsável e consciente, o Santuário considera que a saúde está acima de tudo e, por isso, este maio ainda não poderá acolher todos quantos gostariam de estar presentes na Peregrinação Internacional Aniversária".

Ao mesmo tempo, o local de culto tranquiliza todos aqueles que não poderão ir a Fátima: as celebrações serão transmitidas na televisão, na rádio, no YouTube, no Facebook e no site www.fatima.pt.

Por fim, o Santuário lança um apelo à responsabilidade dos peregrinos, para que continuem a observar, como até agora, as normas em vigor.

A peregrinação que tem como tema "Louvai o Senhor, que levanta os fracos" será presidida pelo cardeal José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana.

As celebrações do dia 13 de maio terão início no dia anterior, com a recitação do Rosário às 21h30, seguida pela procissão de velas e a liturgia da palavra. Na manhã seguinte, às 9h, o rosário será recitado novamente, seguido, às 10h, pela Missa solene.

Recorda-se que o dia 13 de maio deste ano marcará também o 75º aniversário da coroação da estátua de Nossa Senhora de Fátima que é venerada na Capela das Aparições, realizada em 1946 na presença do cardeal Benedetto Aloisi Masella, legado papal, diante de uma multidão de 800 mil peregrinos.


Vatican News



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!