Coronavírus

09/05/2021 | domtotal.com

Na Romênia, Castelo de Drácula vira ponto de vacinação contra Covid

Ação faz parte de campanha de vacinação no país que oferece aos vacinados um certificado destacando a sua 'coragem e responsabilidade' com a promessa de que poderão retornar 'nos próximos 100 anos'

Campanha de vacinação no Castelo de Bran, local da história de Drácula
Campanha de vacinação no Castelo de Bran, local da história de Drácula (Daniel Mihailescu/AFP)

Os visitantes do imponente Castelo de Bran, uma fonte de inspiração para a história do Drácula, puderam ser vacinados contra a Covid-19 como parte da campanha de vacinação lançada neste fim de semana na Romênia.

"Vim visitar o castelo com a minha família e quando vi o cartaz, fiquei encorajado e aceitei receber a injeção", disse o engenheiro Liviu Necula, de 39 anos.

Os que aceitam ser vacinados no castelo recebem um certificado destacando a sua "coragem e responsabilidade", com a promessa de que poderão retornar "nos próximos 100 anos", assim como uma visita gratuita à "câmara de tortura".

O Castelo de Bran, localizado em um vale enevoado nos montes Cárpatos, é frequentemente associado ao príncipe romeno do século 15, Vlad Tepes, conhecido como "o empalador", embora nunca tenha vivido lá.

O irlandês Bram Stoker, autor de Drácula, inspirou-se em Vlad e nas descrições do Castelo de Bran quando escreveu seu romance de 1897, que ajudou a fundar o gênero moderno da literatura de vampiros

O governo romeno lançou campanhas de vacinação e "maratonas" de 24 horas em locais públicos, como a Biblioteca Nacional de Bucareste, para imunizar o maior número possível de pessoas. "Esses centros são para todos que desejam se vacinar sem ter que marcar uma consulta online", afirmou Beatrice Mahler, diretora do hospital Marius Nasta.

Quase 3,6 milhões de romenos, de uma população de 19 milhões, receberam ao menos uma dose da vacina anticovid, e as autoridades esperam chegar a cinco milhões até junho.


AFP/Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias