Religião

17/05/2021 | domtotal.com

Encontro entre altos líderes xiita e sunita se aproxima

Depois que o papa se encontrou com grande imã e com aiatolá, os dois líderes muçulmanos devem se reunir

Francisco com o grande imã e com o aiatolá
Francisco com o grande imã e com o aiatolá (Reprodução/Sete Margens)

Pode estar no horizonte um encontro, que será certamente histórico, entre o grande aiatolá Ali Al-Sistani, a maior autoridade mundial dos muçulmanos xiitas, e o grande imã da mesquita de al-Azhar, no Cairo (Egito), Ahmed Al-Tayyeb, o mais representativo dignitário sunita.

O encontro foi recentemente admitido por um importante responsável muçulmano xiita, Jawad Al-Khoei, secretário-geral do Instituto Al-Khoei, em conversa com jornalistas da estação Al-Arabiya e relatadas no passado dia 10 de maio pelo jornal italiano La Stampa.

Al-Khoei, ele próprio neto de um grande aiatolá que dá o nome ao Instituto em que trabalha, foi uma das poucas pessoas presentes em grande parte do encontro entre o papa Francisco e al-Sistani, em 6 de março passado em Najaf, durante a visita papal ao Iraque. O próprio Al-Khoei ajudou a preparar esse encontro.

Por sua vez, foi com Al-Tayyeb que, na sua viagem aos Emiratos Árabes Unidos, em fevereiro de 2019, o papa Francisco assinou o Documento sobre a Fraternidade Humana, pelo qual os dois líderes se comprometem a trabalhar juntos e rejeitar a violência e o radicalismo.

Segundo a notícia do La Stampa, o acadêmico islâmico xiita afirmou que Najaf aprova e apoia também a reaproximação entre Bagdá e Riad (Arábia Saudita) e ao mesmo tempo confirmou, pela primeira vez de forma pública, que está trabalhando com determinação na preparação de um encontro, também em Najaf, entre os dois altos responsáveis muçulmanos.

Jawad Al-Khoei acrescentou ainda: "O islã voa com as asas de sunitas e xiitas. As nossas contribuições são muitas e têm como objetivo a promoção de valores como justiça, convivência e cidadania. Encontrei várias vezes o sheik de Al-Azhar, Ahmed Al-Tayyeb, e tivemos diálogos francos amigáveis".



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!