Religião

24/05/2021 | domtotal.com

Papa se soma ao Ano Inaciano com mensagem em vídeo

Companhia de Jesus assinala, em todo o mundo, 500 anos da conversão de seu fundador, Santo Inácio

'Ver novas todas as coisas em Cristo' é o lema do Ano Inaciano
'Ver novas todas as coisas em Cristo' é o lema do Ano Inaciano (Jesuítas Brasil)

O papa Francisco associou-se ao Ano Inaciano, que a Companhia de Jesus está vivendo desde quinta-feira, com uma mensagem em vídeo na qual assinala que a conversão se faz "sempre em diálogo".

"Nesta peregrinação sobre a terra encontramos outras pessoas, como fez Inácio na sua vida. Essas pessoas são sinais que nos ajudam a manter a rota e que nos convidam a converter-nos sempre de novo", disse.


"São irmãos, são situações, e Deus fala-nos através deles. Ouçamos os outros também mostrando o caminho de Deus", acrescentou Francisco, este domingo, no contexto de uma vigília de oração internacional.

O primeiro papa jesuíta na história da Igreja Católica desejou que o Ano Inaciano "seja realmente uma inspiração" para caminhar pelo mundo, "ajudar as almas, vendo todas as coisas novas em Cristo", e uma inspiração para ajudar.

"Ninguém se salva sozinho: Ou salvamo-nos em comunidade, ou não nos salvamos. Ninguém indica ao outro o caminho, só Jesus nos indicou o caminho", indicou.

O Ano Inaciano começou a ser celebrado a dia 20 de maio, quando se assinalaram os 500 anos da batalha de Pamplona, onde o jovem Iñigo López de Oñaz y Loyola foi atingido por uma bala, iniciando um período de convalescença e conversão que o levou á fundação da Companhia de Jesus.

"Em Pamplona, há 500 anos, os sonhos mundanos de Inácio ruíram num instante. O tiro de canhão que o feriu mudou o curso da sua vida e o curso do mundo, as coisas aparentemente pequenas podem ser importantes. Deus tinha um sonho maior para ele, tratava-se de ajudar as almas, um sonho de redenção, um sonho de saída para o mundo inteiro, acompanhado por Jesus, humilde e pobre", realçou o papa.

Francisco assinalou que a conversão "raramente é uma vez por todas", como a do fundador dos Jesuítas que "começou em Pamplona, mas não terminou ali" e converteu-se "durante toda a sua vida, dia após dia".

O Ano Inaciano proclamado para recordar os 500 anos da conversão de Santo Inácio tem como tema 'Ver novas todas as coisas em Cristo' e vai prolongar-se até ao Dia de Santo Inácio de Loyola do próximo ano, a 31 de julho de 2022. Para mais informações, acesse o site dessa comemoração dos jesuítas do Brasil e do mundo.

Hino oficial do Ano Inaciano dos Jesuítas Brasil

Vídeo oficial do Ano Inaciano da Província Jesuíta do Brasil

Vídeo sobre o Ano Inaciano com mensagem do superior geral dos jesuítas



Ecclesia



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!